Inteligência de marketing: dados estratégicos a favor das campanhas

A inteligência de marketing vem sendo atualmente o principal impulsionador de campanhas digitais.

Isso porque o advento do armazenamento de informações em nuvem e do big data analytics tornou acessível diversos registros valiosos para os elaboradores de estratégias, não importa qual o setor da organização.

Dessa forma, o desenvolvimento do marketing de dados já pode ser assinalado como um diferencial competitivo e tanto para as empresas que desejam se destacar em tempos de mudanças tão profundas no mundo corporativo.

Segundo pesquisa da Wikibon, a grande maioria das empresas ativas em 2023 já terão um armazenamento de dados em nuvem e terão a inteligência de mercado como norteadora de suas estratégias.

Portanto, investir em ferramentas capazes orientar processos de tomada de decisão, além de mensurar resultados de campanhas de marketing, é fundamental. 

Mas, afinal, o que é inteligência de marketing e como ela pode interferir positivamente no planejamento corporativo hoje em dia? 

Ficou curioso?Leia até o fim para entender como o data science está mudando para sempre a configuração dos mercados.

O que é inteligência de marketing?

A inteligência de marketing consiste no processo de coletar, filtrar e analisar dados das mais variadas fontes que orientem decisões relativas ao marketing no contexto organizacional.

Com um sistema de monitoramento, é possível coletar e cruzar informações relevantes para o aprimoramento de campanhas, como:

  • examinar o alcance da marca;
  • quais campanhas obtiveram maior sucesso;
  • assinalar preferências e perfil de consumo do público-alvo;
  • mensurar a satisfação do cliente com métricas de customer success;

Assim, ferramentas de inteligência de dados podem cruzar essas informações com métricas internas das empresas para gerar insights valiosos aos profissionais em situação de tomada de decisão.

Os dados externos também podem ser encontrados em geração de leads, por exemplo, quando o usuário preenche um formulário para baixar um ebook da empresa, receber newsletter ou no momento de uma compra.

A análise desses registros, portanto, permite feedbacks e soluções automáticas que vão corrigir falhas estratégicas, dar embasamento ao desenvolvimento de novas campanhas e orientar interações mais condizentes com as necessidades dos clientes.

Outra fonte de dados externos extremamente relevante no atual cenário digital são as redes sociais.

As redes sociais e a inteligência de marketing

Monitorar as redes sociais é um trunfo e tanto para qualquer estratégia pautada em inteligência de marketing. 

Afinal, a transformação digital ocasionou o surgimento de diversos canais de comunicação que mudaram totalmente a forma das empresas interagirem com seu público por dispositivos eletrônicos, sejam as mídias sociais, sites ou resultados de pesquisas orgânicas.

Por exemplo, com técnicas como o mapa de jornada do cliente, é possível criar um histórico de todas as interações dos consumidores ou leads com conteúdos ou canais da marca, desde o primeiro contato com algum post até contatos diversos travados na fase de pós-venda.

JORNADA DO CLIENTE: O que é?

O monitoramento desses espaços permite, portanto, além de ter informações mais profundas e detalhadas do seu público-alvo, que a empresa investigue o que estão falando a respeito da marca nas redes sociais. 

Esse é um termômetro fundamental que leva os gestores a avaliar estratégias, seja de marketing ou de vendas.

Quais os principais benefícios da inteligência de marketing?

Como vimos, o marketing na era dos dados mostra sua força a partir do desenvolvimento de ferramentas de automação e inteligência artificial aplicadas aos negócios.

Nesse contexto, os principais benefícios da inteligência de marketing, fora o desenvolvimento e aprimoramento das campanhas do próprio setor, são mais visíveis no aumento das vendas e em fidelizar mais clientes.

Como fidelizar clientes com análise de dados?

Afinal, ao avaliar métricas de sucesso do cliente e o seu perfil comportamental, consequentemente as ações corporativas acabam se voltando à melhoria da experiência de compra e a maior satisfação do seu público-alvo.

Tais medidas revertem-se naturalmente em um marketing de relacionamento mais eficaz que garanta um acordo mais prolongado entre marca e consumidor. Dessa forma, o incremento dos indicadores de retenção é uma das metas mais procuradas pelas organizações.

Isso porque é 7 vezes mais caro prospectar novos clientes do que manter os antigos. Portanto, além de ser positivo pelo custo-benefício, uma estratégia de fidelização bem executada reflete com louvor a satisfação e vontade do público de permanecer consumindo mais serviços da empresa.

No fim das contas, informação é poder. Pois quanto melhor você conhece seus clientes e suas necessidades, melhor você solucionará seus problemas e vai deixá-lo mais contente.

Use dados a favor dos seus clientes

Marketing de dados: como implementar na minha empresa?

Portanto, investir em uma cultura data driven que permita a implementação de uma inteligência de marketing informativa e assertiva é o passo principal que sua empresa deve seguir para se tornar mais competitiva.

Dessa forma, o Scora Journey pode te ajudar a elevar o patamar de relacionamento entre a marca e seus clientes. 

Ele é uma ferramenta de gestão de dados que visa melhorar a performance da organização a partir de uma análise embasada e sofisticada. Além do mais, a plataforma possui interface simples e é facilmente manipulada por qualquer usuário não técnico.

O Scora Journey se destaca pelas seguintes características:

  • comparar performances de campanhas de vendas atuais com antigas;
  • a partir da base de dados, oferecer lista de recomendação de clientes que poderiam se beneficiar da mesma oferta de produto ou serviço;
  • criar uma lista de leads (clientes em potencial) fora da base de dados da empresa;
  • fornecer um big data com histórico detalhado de clientes específicos para comparar com o comportamento de outros similares;
  • aferir dados geográficos e performances de engajamento de produtos ou serviços anteriores, embasando assim insights para orientar os próximos passos

Quer se aprofundar mais no assunto e assim melhorar os indicadores de venda? Converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Mostramos como a inteligência de marketing é fundamental para que seu negócio desenvolva campanhas de marketing mais assertivas e oriente as estratégias de vendas da melhor forma possível. Se quiser ler mais conteúdos sobre marketing, vendas e análise de dados no mundo digital, fique de olho no nosso blog! Boas vendas!

Henrique Tavares
Henrique Tavares

No Comments

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *