Inteligência de dados é o termo da moda no mercado digital. A prática possui uma importância inestimável para manter qualquer empresa realmente competitiva nos dias de hoje.
Muitas das noções tradicionais de planejamento estratégico e de marketing tornaram-se totalmente defasadas diante da incrível velocidade com que o digital penetrou em nossas vidas cotidianas. E com os mercados não seria diferente.
Hoje as companhias possuem à sua disposição um volume de dados praticamente incalculável por um ser humano normal. E eles são informações extremamente valiosas para que uma empresa consiga ter o máximo de eficácia na sua organização interna, alinhamento de objetivos e processo de tomada de decisão.
Para lidar com essa grande quantidade de informações que surgem diariamente em uma velocidade impressionante, faz-se necessário o investimento em tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial para vendas.
Saiba que se sua empresa não faz esse tipo de investimento, seu concorrente provavelmente o faz e ele está na sua frente no novo cenário digital.
Portanto, vamos esclarecer no decorrer deste artigo o que é inteligência de dados, a importância dela e como implementá-la em seu negócio.
Ficou curioso? Então, boa leitura!
O que é inteligência de dados?
Afinal, o que significa uma empresa com inteligência de dados? Vamos mostrar de uma maneira bem didática.
Toda empresa é capaz de armazenar dados, estruturados ou não, internos ou externos. As informações internas são os registros que a companhia realiza internamente, como controle de estoque, entrega de produção por horas trabalhadas, etc.
Já os dados externos são os que estão revolucionando toda a dinâmica do mercado. Eles representam informações de performance e atuação da marca na internet, além de registrar o histórico de interações dos usuários no seu site e conteúdo produzido.
Por exemplo, alguns dados externos que podem ser armazenados são:
- número de visualizações no site
- histórico de interações de (potenciais) clientes
- informações relativas às performances dos concorrentes;
- números de conversão de leads;
- entre muitos outros.
Esses dados são disponibilizados em uma enorme quantidade e qualquer empresa pode ficar perdida nesse mar de informações que tem à disposição. Lidar com essa quantidade de registros manualmente e com eficiência é um trabalho extremamente desgastante e complicado.
É nesse contexto que surgem as ferramentas de inteligência de dados, que, por meio de Big Data e Machine Learning, são capazes de armazenar, filtrar, processar e gerar insights a partir das informações disponíveis.
O grande motor da inteligência artificial é o big data. Ele trabalha no armazenamento de dados apreendidos que denotam e antecipam padrões de comportamento. Dessa forma, o software age segundo uma linha lógica de comportamento que simule o raciocínio humano.
A percepção de padrões nos dados armazenados pelo big data e a capacidade da máquina de aprender e atribuir respostas esperadas a diferentes combinações de dados é o que chamamos de machine learning.
Enquanto o big data representa os dados armazenados, o machine learning é a tecnologia que oferece respostas preditivas a determinados padrões de associação de dados.
Essa capacidade preditiva é um dos principais elementos de importância da inteligência de dados, o que é tema para o próximo tópico.
Qual a importância da inteligência de dados?
A inteligência de dados é um aliado fundamental para qualquer empresa que queira se destacar no digital.
Por meio de uma plataforma sofisticada de automação, é possível fazer o armazenamento dos dados mais relevantes para seus objetivos estratégicos e extrair soluções preditivas do procedimento.
No quesito vendas, por exemplo, o gestor e sua equipe aumentam de maneira considerável a eficiência dos processos operacionais e eficácia das negociações. Neste contexto, quem mais sai ganhando são as fases de retenção de clientes.
Mas como analisar dados de clientes pode melhorar enfaticamente o atendimento pós-venda? Por meio da inteligência de mercado sua equipe de vendas vai ter o timing certo para ofertar o produto perfeito, com um atendimento personalizado.
Esse processo é possível a partir do mapa de jornada do cliente.
Como funciona esse mapa? Ele representa o histórico de registros de interação com a marca desde o primeiro contato até fases avançadas do processo de pós-venda.
O mapa ajuda a equipe de vendas a tomar medidas preditivas a partir do perfil de comportamento de seu público.
Isso impacta diretamente em diversos segmento, como, principalmente:
- na melhora das métricas de customer success;
- na elaboração de um eficaz sistema de recomendação de produtos e serviços;
- nas orientações de como reduzir custos;
- no aumento das vendas;
- na melhora da experiência de compra do cliente;
- entre outros.
Resumindo, investir em tecnologia de inteligência de dados é de fundamental importância para seu planejamento estratégico. A prática é um diferencial de mercado necessário para se destacar nesse ambiente de tão acirrada competitividade empresarial.
Como implementar inteligência no seu negócio? Conheça o Scora Journey
O Scora Journey é uma plataforma de inteligência de dados bastante sofisticada, mas de manuseio simples para usuários não técnicos.
Dentre as principais características da ferramenta, estão:
- comparar performances de campanhas de vendas atuais com antigas;
- a partir da base de dados, oferecer lista de recomendação de clientes que poderiam se beneficiar da mesma oferta de produto ou serviço;
- criar uma lista de leads (clientes em potencial) fora da base de dados da empresa;
- fornecer um big data com histórico detalhado de clientes específicos para comparar com o comportamento de outros similares;
- aferir dados geográficos e performances de engajamento de produtos ou serviços anteriores, embasando assim insights para orientar os próximos passos
Ferramentas limitadas a expor dashboards informativos sem ter a capacidade orientar decisões de forma automatizada estão totalmente defasadas. Hoje a tecnologia precisa ser inteligente e proativa na oferta de soluções.
O Scora Journey possui a verdadeira inteligência de mercado com tecnologias de análise de dados e geração de insights para que você sempre possa tomar as melhores decisões de maneira segura e embasada e, assim, disparar os lucros do seu negócio.
Se quiser se aprofundar mais no assim e melhorar os indicadores de venda, converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.Acompanhe o conteúdo do blog para se manter informado sobre inteligência de dados e dicas de atuação no mercado digital. Continue nos acompanhando!