Por que usar funil de vendas inteligente no seu negócio?

A técnica do funil é um padrão já consagrado para organizar as fases de uma venda em estratégias de marketing. Mas como aplicar um funil de vendas inteligente na sua empresa?

A metodologia tradicional do também conhecido pipeline de vendas é definida a partir de três fases específicas que representam de forma esquemática os possíveis estágios que um cliente geralmente passa para fechar a compra de um produto ou serviço.

As fases funcionam da seguinte maneira:

  1. Topo do funil: descoberta de algum problema ou demanda por parte do cliente e início de aprendizado sobre ele.
  2. Meio do funil: reconhecimento claro do problema e procura de alguma forma que o solucione.
  3. Fundo do funil: avaliação das alternativas existentes no mercado e consumação da compra do produto/serviço que necessita.

Fonte: Shutterstock

Apesar de esquemático e simples, essas etapas são mais complexas do que imaginamos e nem sempre são seguidas da maneira que esperamos. 

Para aumentar o máximo possível a eficácia do processo, é necessário desenvolver um funil de vendas inteligente que solucione de maneira objetiva e clara cada uma das demandas que cada etapa exige.

Nesse mundo em profunda transformação digital e com a enorme quantidade de dados que temos ao nosso dispor, faz-se imperativo usar essas informações para que possamos abordar os clientes da melhor forma possível até que ele seja chamado para a ação de compra.

Tá interessado em aprender um pouco mais sobre funil de vendas inteligente? Então acompanhe nosso conteúdo!

Porque fazer funil de vendas inteligente?

A importância de realizar um funil de vendas inteligente surge pelo contexto de mercado em que vivemos em virtude da transformação digital. Ela tornou-se parte inseparável das nossas vidas cotidianas e não é diferente com o mundo dos negócios.

A Internet é um ambiente que oferece diariamente uma quantidade enorme de dados e informações de seus usuários que cada vez mais recorrem ao meio digital para fazer suas compras e se informar sobre produtos.

Esses dados são informações valiosas para as empresas, pois cada vez mais elas são capazes de conhecer melhor os clientes a partir de seus perfis de compra e comportamentos.

Tudo isso pode ser monitorado por dados externos disponíveis em ferramentas de analytics. E é nesse contexto que sofisticadas plataformas de análise de dados com inteligência artificial para vendas conseguem registrar todo o histórico de interações que cada cliente (ou consumidor em potencial) teve com determinada marca.

Esse registro contínuo recebe o nome de mapa de jornada do cliente e com ele é possível ter informações privilegiadas de seu público, como por exemplo:

  • interesses de consumo;
  • frequências de compras;
  • e histórico de produtos ou serviços adquiridos.

Com todas essas informações, fica mais fácil para o gestor e sua equipe de vendas atuarem de maneira eficiente e eficaz para interagir com seus clientes de forma personalizada e de acordo com a etapa do funil em que ele se encontra.

Vamos mostrar agora de maneira mais ilustrativa a importância da análise de dados na hora de definir abordagens estratégicas inteligentes de acordo com o estágio do processo. 

Como fazer funil de vendas inteligente?

Instrumentos como o mapa de jornada do cliente são produtos de uma análise de dados inteligente que contribui intensamente no processo de tomada de decisão para atrair potenciais consumidores para o fechamento de uma venda.

O funil de vendas nos ensina que uma empresa não pode partir do princípio de que vai conseguir aumentar suas vendas no automático ou sem um esforço estratégico de persuasão.

O principal segredo é utilizar cada uma das três etapas desse processo cautelosamente para conseguir conquistar a confiança do cliente a partir do momento que sua marca se posiciona como uma autoridade de segmento e capaz de suprir suas demandas.

Reconhecer as demandas dos clientes

Saber reconhecer os dados dos clientes por meio de uma ferramenta de automação é parte fundamental para entender demandas específicas e agir antecipadamente para oferecer o produto/serviço certo na hora certa.

Esse tipo de abordagem, além de trazer fluidez na passagem do consumidor pelo funil de compras inteligente, melhora decisivamente sua experiência de compra, tornando-o mais apto para que a empresa o consiga fidelizar.

 A fluidez do processo é decorrente da interação mais personalizada realizada pela empresa na oferta do produto/serviço. Esse é um exemplo concreto de que ao usar dados como elementos de orientação e recomendação de ações, os resultados das vendas podem ser expressivos.

Gerar confiança no cliente

As duas primeiras fases do funil são importantes para a empresa se apresentar e se posicionar como uma autoridade que está oferecendo um serviço confiável ao cliente.

Muitos consumidores sentem-se intimidados de realizar uma compra por medo de que o produto não satisfaça suas expectativas.

Depois de reconhecer as necessidades do público, a marca — por meio de blog posts ou conteúdos em redes sociaisreforça a confiança e a qualidade do que pode oferecer.

Feito isso, chegamos à última etapa do funil de vendas inteligente, quando o cliente, já convencido, é chamado para a ação ao comprar o produto/serviço.

Todos esses exemplos mostram a importância de uma análise de dados inteligente para minimizar a probabilidade de erros no percurso do cliente pelo funil.

Quais ferramentas utilizar?

Utilizar uma ferramenta inteligente de automação de dados é essencial para entender as necessidades dos clientes e agir de maneira eficaz durante as abordagens em cada etapa do funil de vendas inteligente.

Dentre as soluções disponíveis, o Scora Journey é uma ferramenta de gestão de dados que visa a melhorar a performance da organização a partir de uma análise embasada de dados que geram insights. Entre as ações da plataforma mais direcionadas a reforçar a confiança dos clientes estão:

  • comparar performance de campanhas de vendas atuais com antigas;
  • a partir da base de dados de clientes, oferecer lista de recomendação de clientes que poderiam se beneficiar da mesma oferta de produto ou serviço;
  • fornecer um big data com histórico detalhado de clientes específicos para comparar com o comportamento de outros similares;
  • aferir dados geográficos e performances de engajamento de produtos ou serviços anteriores, embasando assim insights para orientar os próximos passos.

Com o Scora Journey é possível analisar todos os indicadores e métricas de customer success para que sejam avaliados o histórico de interação, reclamação, pesquisas de satisfação e compras dos clientes. 

A plataforma é capaz de cruzar os dados mais relevantes para sua estratégia, tornando-se assim proativa e eficaz ao agir contra os indícios de medo e insegurança do cliente em fechar a compra oferecida pela empresa.

Esperamos que tenham compreendido a importância de se antecipar às necessidades dos clientes e de ser mais contundente com um funil de vendas inteligente

Se quiser se aprofundar mais no assim e melhorar os indicadores de venda, converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.

Acompanhe o conteúdo do blog para se manter informado sobre análise de dados e dicas de atuação no mercado digital. Continue nos acompanhando!

Henrique Tavares
Henrique Tavares

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