Transformação digital Transformação digital

Transformação Digital orientada a dados: Tudo que você precisa saber!

7 minutos para ler

Sua empresa já iniciou a jornada de transformação digital? É cada vez mais importante que as empresas brasileiras compreendam que o mundo definido pelo processo está sofrendo uma transformação para um mundo baseado em dados. A adaptação a essa nova realidade se mostra fundamental para maximizar os resultados alcançados no mercado.

Tudo o que você precisa saber para que a sua empresa conquiste resultados cada vez melhores está mais perto do que você imagina. Todos os dados gerados dentro e fora da sua empresa diariamente podem fornecer informações incríveis e capazes de embasar tomadas de decisão mais conscientes.

Ao longo deste artigo vamos falar sobre o quão poderosa é a transformação digital orientada a dados e como isso muda o valor que uma organização oferece aos clientes e usuários finais. Acompanhe!

 

O que você precisa saber sobre a transformação digital?

Você certamente já ouviu falar sobre a transformação digital, não é? Mas você consegue enxergar a importância que esse fenômeno pode ter dentro da sua empresa? Saber como essa mudança afeta as atividades internas na prática? Para clarear a sua visão sobre o assunto, vamos abordar os principais tópicos:

 

1. O poder da transformação digital no mundo dos negócios

Para compreender o poder da transformação digital, basta assumir uma premissa básica: sempre que você utiliza a tecnologia para melhorar uma ação, trata-se de um processo de transformação que está acontecendo. Analisando sob esse ponto de vista, não é muito difícil notar como a essa mudança de perspectiva já faz parte do mundo dos negócios.

Mais do que automatizar o controle financeiro ou gerar relatórios automáticos em um sistema de ERP, a transformação digital é responsável por uma mudança na mentalidade das empresas. Todo o DNA da empresa precisa ser atualizado para incorporar as novas tecnologias e aproveitar os ganhos que as soluções digitais proporcionam.

 

2. As fases da transformação digital nas organizações

Apesar de soar como um conceito novo, a transformação digital já vem acontecendo por vários anos. Para compreender essa evolução, podemos analisar as fases dessa transformação nas organizações:

  1. Digitização: foi o primeiro contato do homem com os computadores – marcando o início da construção de bases de dados e a inserção de métodos digitais em processos analógicos.
  2. Digitalização: nessa fase ocorreu a digitalização de documentos físicos e a migração de vários processos para o ambiente digital – causando uma grande transformação nas empresas.
  3. Transformação digital: é o momento pelo qual estamos passando, em que a tecnologia promove uma fusão dos mundos físico, digital e biológico – afetando diretamente os modelos de negócio.

 

3. Um caso real: transformação digital no Santander

O Banco Santander é um ótimo exemplo de instituição que se adaptou às mudanças promovidas pela transformação digital e conseguiu obter saltos de desempenho. Como coroação desses esforços, Edmar Cioletti, superintendente das áreas de Facilities do Banco Santander, foi premiado como um dos vencedores do Global FM Awards.

A visão construída por Edmar teve como base a necessidade da transformação com base nas tecnologias que geram comodidade ao cliente. Para compreender isso, existe um ótimo exemplo: o sistema de rádio táxi promoveu diversas melhorias nos últimos anos, mas foi o Uber que inovou de uma forma disruptiva – explorando a tecnologia para causar uma grande transformação na forma de locomoção.

Essa mudança de mentalidade foi implementada no Santander e gerou diversos benefícios – como o aumento da satisfação dos empregados, diminuição no tempo de resposta, redução de desperdícios e de consumo de energia.

Para alcançar esses resultados, foram utilizadas tecnologias inteligentes para melhorar utilização do espaço de trabalho, otimizar a gerência de acesso a prédios e promover a conservação de recursos.

 

4. Por que as empresas devem se transformar?

Conforme acabamos de ver no case do banco Santander, as empresas que conseguem aplicar os conceitos da transformação digital têm muito a ganhar. Em um mercado tão concorrido, todos esses saltos no desempenho representam grandes diferenciais competitivos e são responsáveis por manter uma organização sempre atualizada.

 

5. Alguns mitos sobre a transformação digital

Se por um lado a transformação digital possui muitas vantagens, por outro lado existem vários mitos que foram criados em torno desse conceito e podem atrapalhar a adaptação de uma empresa. Veja alguns desses mitos que costumam confundir muitos empresários:

  • “É apenas para empresas que trabalham com tecnologia”. A transformação digital afeta todos os níveis da sociedade – afinal, não é à toa que essa é considerada a 4º revolução industrial. Portanto, todas organizações precisam estar atentas a essas mudanças.
  • “Muitos empregos deixarão de existir”. Esse é outro grande mito muito debatido sobre a transformação digital. Da mesma forma que várias funções podem ser substituídas pelas máquinas, muitos outros empregos surgem nessa nova realidade.
  • “É possível esperar a transformação acontecer para se adaptar”. A transformação digital está acontecendo neste momento – e as empresas que não se atualizam ficam para trás das suas concorrentes. Esperar para incorporar esse novo conceito na sua organização pode comprometer a continuidade das operações.
  • “Transformação digital e presença digital são sinônimos”. Possuir uma presença digital é uma das formas de manifestação da transformação digital. Entretanto, o conceito de transformação digital vai muito além disso – modificando todo o modelo de negócio.

 

6. A transformação digital requer uma cultura dirigida por dados

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas para se adaptar à transformação digital é continuar focando apenas em processos. Apesar de ser possível automatizar processos internos para obter ganhos, a transformação vai muito além disso. É através da análise de dados que você consegue sair do status quo.

A gestão empresarial deve considerar inúmeras variáveis que se modificam o tempo inteiro, certo? Antes da popularização das ferramentas digitais, era impossível monitorar toda essa quantidade de dados para extrair informações – permitindo apenas análises rasas e pontuais. Porém, a transformação digital cria a possibilidade de extrair informações muito relevantes para tornar a empresa mais competitiva e inovadora.

 

A sua empresa está preparada para a transformação digital?

A adaptação à transformação digital não é um luxo, mas sim uma necessidade para as empresas brasileiras. As organizações que conseguem incorporar esse conceito ao seu modelo de negócio saem na frente das concorrentes – conseguindo gerar resultados muito positivos.

No processo de transformação digital, adotar uma cultura orientada a dados é a melhor solução ajudar nessa jornada de transformação. Por isso, separamos um super artigo para você e a sua empresa mergulharem na Cultura Data Driven!

 

Confira essas dicas e muito mais no curso de transformação digital para gestores que separei para você! No curso vamos abordar de maneira objetiva como você e sua empresa podem passar por essa adaptação de maneira tranquila, com o mínimo de problemas e obtendo os melhores resultados. Em outras palavras, vamos te ensinar o caminho das pedras, pra que sua empresa se destaque nesse cenário cada vez mais competitivo.

 

Posts relacionados

Deixe um comentário