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Salvando empresas com análise preditiva e projeção de mercado

Salvando empresas com análise preditiva e projeção de mercado

Como a sua empresa agiria se pudesse saber com antecedência o que vai acontecer com o mercado? Um dos primeiros passos seria traçar estratégias mais assertivas para reduzir o churn, não é mesmo? A boa notícia é que isso é possível graças à projeção de mercado e à análise preditiva.

Utilizando Inteligência Artificial e Big Data dentro das organizações, gestores e tomadores de decisão podem prever o futuro e antecipar-se a certos acontecimentos. Tudo isso porque, graças a uma projeção assertiva, eles têm acesso a dados que podem levar a sua empresa mais longe.

Você conhece a Blockbuster? Ou pelo menos já ouviu falar nessa empresa? A Blockbuster chegou a ser a maior rede de locadoras de filmes e videogames do mundo. Em 2006, a empresa tinha um valor de mercado de US$ 500 milhões. Hoje, esse valor seria de cerca de US$ 650 milhões considerando a inflação.

Porém, a empresa falhou ao não entender a mudança do mercado em direção ao streaming. Hoje, eles possuem somente uma loja, que funciona mais como ponto turístico do que como vídeo locadora.

Se a companhia tivesse usado projeção de mercado e a análise preditiva, a história provavelmente seria diferente. Descubra neste artigo como essas duas ferramentas podem e devem ser grandes aliadas do seu negócio.

O que é projeção de mercado e análise preditiva?

Apesar de os dois termos serem bem semelhantes, há diferenças entre eles.

A projeção de mercado consiste em um processo muito importante para que os empresários sejam capazes de prever as movimentações do mercado em um determinado intervalo de tempo.

Esta projeção tem impacto direto na estratégia da companhia e, consequentemente, no seu faturamento.

Em um ambiente cada vez mais competitivo e com as transformações acontecendo com uma rapidez nunca vista antes, o mundo de negócios exige ações baseadas em dados reais. Os “achismos” perderam espaço.

Já o termo análise preditiva pode ser definido como a utilização de técnicas de machine learning e Inteligência Artificial para, a partir de dados históricos, estudar a probabilidade do que irá acontecer no futuro.

A análise preditiva pode ser usada para reduzir riscos, detectar fraudes, melhorar processos e campanhas, e diminuir o churn.

Mas uma coisa é fato: tanto a projeção de mercado quanto a análise preditiva utilizam a tecnologia, a Inteligência Artificial e plataformas de Business Intelligence (BI).

Quais os benefícios?

  • Visão estratégica

Ao trabalhar com uma projeção assertiva, a empresa ganha uma visão consistente e completa de todo o cenário em que está inserida. Isso permite desenhar com mais clareza o que esperar do futuro e as ações a serem tomadas para alcançar os objetivos da companhia.

Essa visão estratégica é muito importante para todos os departamentos, pois permite um maior alinhamento dos setores. Com uma análise preditiva correta, todas as equipes sabem o que esperar do futuro e o que devem fazer para que as metas estabelecidas sejam atingidas.

A partir de um cenário futuro provável, a empresa pode investir em soluções como o Scora, que ajudam o enriquecimento de leads, prospecção de clientes, hunting de clientes, qualificação de leads, pré-vendas e também projetam uma jornada do cliente ideal para aumentar os níveis de satisfação do cliente e o LTV (Lifetime Value).

  • Atração de investidores

Encontrar pessoas interessadas em investir no seu negócio é uma ótima forma de alavancar a sua empresa. Para isso acontecer, é fundamental ter números significativos e projetar futuros resultados ainda melhores.

A projeção de mercado ajuda a garantir a lucratividade e o crescimento da empresa de forma saudável e sustentável. Isso chama a atenção de investidores e também parceiros importantes.

  • Controle de estoque

Ao fazer uma projeção de mercado e prever com mais assertividade os próximos passos da companhia, o controle de estoque também será beneficiado.

Isso acontece porque o departamento responsável conseguirá compreender melhor o que é necessário comprar e produzir para garantir a entrega dos produtos certos e na quantidade ideal de acordo com a projeção.

Isso também evitará acúmulos desnecessários e a perda de dinheiro com estoque parado.

  • Movimentos de mercado

Graças aos dados fornecidos pela análise preditiva e pela projeção de mercado, os gestores e tomadores de decisão conseguem ter uma visão mais clara dos movimentos que o seu mercado está sofrendo.

Isso inclui, por exemplo, mudanças no hábito de consumo da população em relação ao serviço e/ou produto oferecido.

A partir dessas informações e das conclusões geradas, é possível tomar decisões mais assertivas, lançar tendências e adequar o seu negócio às mudanças de mercado.

Um exemplo é um anúncio recente da gigante Amazon. Ela declarou que, em um futuro próximo, irá entregar produtos que os clientes querem, antes mesmo de eles fazerem o pedido. Para isso, ela pretende usar dados de buscas, compras prévias e listas de desejo dos consumidores.

Projeção de mercado: Por onde começar?

Para uma projeção de mercado assertiva, o primeiro passo é identificar qual problema a sua empresa quer focar em resolver. A partir daí é possível levantar quais informações são importantes e qual a melhor forma de obtê-las.

Na etapa seguinte, conhecida como mineração de dados, essas informações são limpas e tratadas para permitir a criação de modelos de Inteligência Artificial. Na sequência, esses modelos precisam ser testados e colocados em produção.

Com os processos alinhados e rodando, dados são gerados e devem ser analisados com atenção pelos gestores e tomadores de decisão.

A interpretação da projeção, que deve ser estudada em conjunto com outras pesquisas e tendências de mercado, fornecerá informações importantes para decidir com mais segurança os rumos da companhia e manter o negócio competitivo.

Agora que você já sabe a importância da projeção de mercado e da análise preditiva para a sua empresa, podemos te ajudar nessa jornada. A nossa solução Plataforma Scora possui diversos módulos que ajudam os gestores a extrair valor dos seus dados. Clique aqui para saber mais.

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