Skip to main content
Por que minha empresa deve apostar em dashboards interativos?

Por que minha empresa deve apostar em dashboards interativos?

Gestores e líderes dentro das organizações precisam tomar decisões diariamente. Nesses momentos, contar com dados consistentes que facilitem e tornem o próximo passo o mais assertivo possível é fundamental. E os dashboards interativos surgem como uma excelente ferramenta nesse cenário, substituindo os antigos relatórios impressos.

É ainda muito comum em empresas de diferentes tamanhos e segmentos, ao final do dia, que gestores imprimam um relatório da situação do departamento. Esse relatório é compartilhado com os líderes da organização e servem como base para analisar o desempenho da companhia e definir importantes próximos passos.

Porém, o fato é que esses relatórios impressos são uma visão já atrasada da situação da empresa. Uma organização é um organismo vivo em constante movimento e transformação. 

As coisas mudam a todo instante e os gestores precisam estar por dentro do que acontece em tempo real e de acordo com as suas necessidades.

A transformação digital trouxe uma série de mudanças na forma de reunir e analisar os dados disponíveis, usando a tecnologia como uma grande aliada.

O surgimento dos dashboards interativos facilitou muito o dia a dia dos gestores ao permitir uma maior integração entre os departamentos e a personalização das informações de acordo com as necessidades da companhia.

Confira abaixo 4 vantagens que a adoção de dashboards interativos pode agregar a uma empresa ao substituir os relatórios impressos.

Analytics: acompanhamento dos dados e atividades em tempo real

Essa é a principal diferença em relação aos antigos relatórios. Com ferramentas de analytics e a configuração de dashboards interativos, é possível analisar e comparar qualquer período a qualquer momento.

Ao imprimir um relatório, os dados à disposição dos gestores são apenas aqueles dentro do espaço de tempo selecionado. Para acessar mais informações, é necessário gerar e imprimir um novo documento, o que torna o processo muito engessado.

Com os dashboards, torna-se muito mais fácil analisar dados por dia, semana, mês e ano, de acordo com as necessidades da companhia naquele momento.

Além disso, as atividades e o desempenho dos departamentos podem ser acompanhados em tempo real, comparando o que está acontecendo naquele instante com informações passadas. Isso permite tomadas de decisões mais rápidas, consistentes e assertivas.

Personalização dos dashboards

Este é outro grande benefício da adoção de dashboards interativos. Cada empresa tem suas particularidades, assim como cada departamento dentro da organização possui as suas necessidades.

Ao criar um dashboard interativo a partir dessas necessidades específicas, é possível selecionar apenas os dados que são realmente relevantes para aquele usuário que irá acessar as informações.

No momento de tomar uma decisão, gestores e líderes conseguem acessar rapidamente os dados que têm impacto na sua gestão, sem precisar perder tempo analisando relatórios e procurando as informações que eles precisam para sustentar uma decisão importante.

É possível trabalhar com dashboards personalizados por departamento e até por usuário. Dessa forma, cada colaborador visualiza as informações que precisa com base nas suas necessidades específicas.

Interpretação das informações

Outra grande diferença entre os relatórios impressos e os dashboards interativos está na forma como as informações são apresentadas. Em um relatório, por exemplo, não é fácil reunir diversos dados em uma única página, o que torna a visualização do todo mais difícil.

Ao evoluir para dashboards interativos, torna-se possível reunir diferentes dados em uma tela única. Isso torna a leitura e a interpretação das informações mais fáceis e dinâmicas.

Outro ponto muito positivo da adoção de dashboards está na forma como os dados são apresentados. Cada usuário e/ou departamento pode definir o formato visual mais adequado para as suas necessidades, como tabelas dinâmicas ou gráficos, por exemplo.

Ao facilitar a análise e comparação das informações a partir da forma como elas são visualmente apresentadas, gestores e tomadores de decisão sentem-se mais seguros e confiantes no momento de decidir algo importante para a organização.

Dados sob demanda para a organização

Uma empresa possui diversos departamentos e cada setor analisa diferentes dados para medir o seu desempenho. Companhias que ainda trabalham com relatórios impressos costumam imprimir um único documento com informações genéricas e usá-lo como base para tomadas de decisões que envolvem vários departamentos.

Ao optar por dashboards interativos, os diferentes setores da organização podem criar relatórios em tempo real e de acordo com as suas demandas. Além disso, se de tempos em tempos as necessidades são outras, é muito rápido e simples configurar um novo dashboard para aquela demanda ou momento da companhia.

Se, por exemplo, os departamentos de marketing e comercial virem a necessidade de cruzar informações para confirmar uma determinada suposição, os dashboards interativos permitem fazer isso rapidamente.

Muitas vezes, as companhias ficam presas às informações fornecidas pelos relatórios impressos pela dificuldade de configurar o sistema para atender a uma demanda específica. Com os dashboards interativos, isso não acontece mais.

Agora que você já sabe a importância dos dashboards interativos dentro das organizações, conheça a ferramenta perfeita para a sua empresa. O Oncase Labs transforma os dados da sua companhia em oportunidades de negócio, com informações em tempo real, personalizáveis e sob demanda.

Se você se interessou e quer saber conhecer em mais detalhes o processo de criação de dashboards sob medida, temos um guia com o passo a passo para criar dashboards perfeitos. Basta acessar onca.se/dashboardselvagem pra ter acesso totalmente gratuito a esse conteúdo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *