Skip to main content
Otimização de recursos na crise

Otimização de recursos na crise: enxugar a operação para chegar mais longe

Em momentos de recessão e queda na economia, se faz necessário a otimização dos recursos da empresa. Lembre-se que quando se fala de recursos inclui não só financeiros, mas também operacionais e principalmente o tempo.

Para otimizar os recursos, primeiro você precisa ter uma visão geral do estado atual. Ou seja, entender para onde está indo o dinheiro, os ativos e o tempo de trabalho dos colaboradores. Você pode ler mais sobre o aumento de produtividade da equipe neste artigo no nosso blog.

Atingir esse nível de sintonia entre o gestor e a situação atual da empresa não é uma tarefa simples, faz-se necessário o uso de ferramentas como planilhas, gráficos e dashboards interativos para facilitar o entendimento e acompanhar as alterações.

A partir desse primeiro momento de visualização, o gestor pode identificar com mais facilidade os pontos que precisam de mais atenção. Por exemplo, fica mais fácil identificar que a sua equipe de suporte/pós venda está gastando muito tempo com o cliente X, quando o cliente Y está pagando mais. Outro exemplo é entender para onde está indo o seu orçamento mensal e estudar os pontos não necessários que podem ser cortados ou reduzidos.

É importante realizar essa análise periodicamente, não só nos momentos de queda do mercado. Quanto mais enxuta estiver a sua operação, mais fôlego a companhia vai ter para investir em P&D ou expandir. Dito isso, tenha cuidado para não se dedicar integralmente à esta tarefa e atingir custos operacionais, ou seja, custos envolvidos no desempenho das funções vitais da empresa. Por isso é necessário bom senso e conhecimento profundo do modelo de negócio e operação.

Para ler mais sobre otimização de recursos, clique aqui para ler o nosso artigo sobre investir em momentos de crise.Temos soluções de acompanhamento de métricas através de dashboards interativos para gestores, focados em otimização de recursos. Entre em contato com a nossa equipe de consultores para saber como podemos ajudar a otimizar sua empresa e extrair o potencial que o mercado pode oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *