Escolha uma Página

Mais que um blog, uma fonte de insights.

Receba gratuitamente as atualizações em primeira mão!

Fique tranquilo, jamais divulgaremos seu e-mail!

A profissão de Chief Data Officer (CDO) é relativamente nova, e apareceu há aproximadamente 10 anos. Mas como todo bom gestor, você já deve ter ouvido falar sobre esse termo e pode estar se perguntando: o que é CDO?

De olho nas informações dos usuários de internet, algumas das maiores companhias do mundo estão estruturando departamentos inteiros para se dedicarem à gestão de dados. O processo envolve desde a coleta de informações nos mais diferentes formatos, até a sua transformação em dados relevantes para cada atividade da empresa.

Quer saber mais sobre o que é CDO e porque sua empresa vai precisar dele? Então continue a leitura!

Afinal, o que é CDO e quais são as suas principais atribuições?

O CDO é o responsável por levar às empresas as tendências mais inovadoras em termos de tecnologia e técnica aplicada a todo o processo de utilização de dados. Ou seja, é uma função que requer alto nível de especialização e ampla aplicação.

Assim, esse profissional é o responsável por transformar dados em novos negócios, produtos e serviços.

O profissional usa os dados do big data para construir suas estratégias. Essas informações servem como ferramentas para subsidiar uma grande variedade de possibilidades, que podem incluir:

  • estudos de distribuição e logística;
  • análises de perfis de consumidor;
  • previsões econômicas;
  • comportamento de compra;
  • antever tendências de mercado;
  • análises de concorrência, entre muitas outras.

Devido à sua importância estratégica para as empresas, os CDO’s estão sendo disputados no mercado de trabalho, já que não tem como uma organização se manter competitiva diante de seus concorrentes sem avaliar a interação online do seu consumidor, possibilitada principalmente pelos smartphones nos dias atuais. Esse esforço tem como principal objetivo aproximar a marca do cliente e oferecer a ele a melhor experiência possível.

Quem forma a equipe do Chief Data Officer?

A equipe liderada pelo CDO conta com profissionais de diversas áreas, sendo as mais comuns a de engenharia de software, ciência de dados e desenvolvedores especializados em várias linguagens.

Como podemos perceber, a maioria dos profissionais está ligada à área da tecnologia, porque suas funções possuem aplicações em quase todos os departamentos, sendo esta uma das principais razões para o crescimento da importância desse profissional no mercado.

Como a tecnologia está modificando a gestão das empresas?

A tecnologia está transformando todo o cenário das empresas, assim como o ambiente fora delas. A conectividade é uma das grandes responsáveis por isso, pois vem alterando a relação das organizações com os consumidores, e também com parceiros, fornecedores e clientes comerciais.

Nesse cenário, o Chief Digital Officer é um profissional que tem como função supervisionar o marketing, o departamento de vendas, os sistemas de produção, a cultura organizacional e o que mais for preciso para elevar o desempenho da organização. Afinal, ele é o responsável por orientar as empresas em direção à completa transformação digital.

Portanto, cabe ao CDO otimizar a eficiência da empresa por meio da inserção das tecnologias certas para os objetivos empresariais.

Que tipos de empresas se beneficiam com a contratação desse profissional?

Todas as empresas que almejam se aproximar de seus consumidores e oferecer a eles experiências cada vez mais eficientes e, em muitos casos, personalizadas, estão contratando CDO’s para suas equipes.

As três principais áreas onde o CDO atua hoje são bancos, governos e setor de saúde. Entretanto, a grande procura por esse profissional continua entre as empresas de tecnologia, na área de e-commerce.  Empresas como Google e Facebook já utilizam sistemas e o conhecimento do CDO para mapear o comportamento de seus usuários e aumentar o faturamento. No entanto, não é preciso ser um gigante das comunicações para se beneficiar com o conhecimento de um CDO.

Quais os desafios enfrentados pelo CDO nas organizações?

Transformação de processos, implantação de novos conhecimentos e, consequentemente, de uma nova cultura organizacional, são um dos maiores desafios do CDO’s nas empresas. Isso porque, a tecnologia pode alterar toda a forma de trabalho dos colaboradores, modificando a maneira como eles atuam. Portanto, a resistência ao novo tem grande chance de acontecer, sendo esse o principal desafio dos CDO’s nas empresas.

Como vimos ao longo deste post, contar com o conhecimento dos CDO’s nas empresas é fundamental para ter um negócio alinhado com as novas tecnologias e também às necessidades do consumidor, que está cada vez mais digital e tecnológico.

Se você gostou deste post sobre o que é CDO nas empresas, faça o nosso quiz sobre transformação digital!