Medir o desempenho é o primeiro passo para aumentar a produtividade Medir o desempenho é o primeiro passo para aumentar a produtividade

Medir o desempenho é o primeiro passo para aumentar a produtividade

2 minutos para ler

Já falamos muito sobre os ganhos que pode-se ter ao analisar dados do mercado, de clientes e até dos equipamentos (Scora Maintenance). Mas tem um outro tipo de dados que devem ser monitorados antes mesmo de sair capturando dados externos para análise: os dados de desempenho e produtividade da sua empresa.

Os especialistas em gestão estratégica Robert Kaplan e David Norton têm uma frase excepcional: “O que não é medido não é gerenciado”. Esta vai ser a nossa linha de base para aumentar a produtividade da nossa equipe. Mas tenha cuidado com esse ponto. Monitorar as métricas não é o objetivo final.

Deve-se tomar muito cuidado com as chamadas métricas de vaidade. São os números que por si só não causam impacto significativo na empresa. A mais comum delas é a quantidade de visitantes/seguidores. Se a equipe de marketing conseguiu dobrar essa taxa, mas isso não causou um aumento na quantidade de leads gerados, não serve de nada.

Por outro lado, a equipe comercial pode testar diferentes discursos de venda e medir o que gera mais negócios em menos tempo. Imagine que um vendedor leva 2 horas para fechar cada venda, e no mês são 88 vendas trabalhando 8 horas por dia, de segunda à sexta. Com um novo discurso de vendas 8% mais eficaz, isto é, que convence o cliente da compra mais rápido, levaria o número de vendas por mês para 95. São 7 vendas a mais, trabalhando a mesma quantidade de horas e com o mesmo custo operacional.

Aumento de produtividade dos vendedores

O primeiro passo indicado para monitorar os dados de desempenho e produtividade é fazer uso de tecnologia de analytics. Existem ferramentas dedicadas para cada setor da empresa como financeiro, marketing e vendas, ou você pode partir para soluções feitas sob medida para as suas necessidades.

Vamos construir juntos a melhor versão da sua empresa. Entre em contato através do formulário em onca.se/contato para apresentarmos como as nossas soluções podem extrair maior produtividade da sua empresa.

Posts relacionados

Deixe um comentário