Skip to main content
LGPD e o petróleo dos dados

LGPD e o petróleo dos dados

Já desmistificamos a frase “dados são o novo petróleo” neste vídeo no nosso canal do Youtube, onde explicamos que os dados podem sim elevar a produtividade de empresas e indústrias a um novo nível, mas que não perdem utilidade depois de serem usados, pelo contrário. quanto mais enriquecido, mais insights se pode tirar.

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) veio para regulamentar a coleta e uso de dados pessoais. Por isso é importante planejar com cuidado cada ponto de interação com esse tipo de dado. Por conta do rebuliço acontecido nos últimos meses, a data que a lei entrará em vigor foi adiada para meados de 2021. Portanto ainda dá tempo de se planejar e se adequar sem impactar a operação da sua empresa.

O primeiro ponto de atenção é que o proprietário dos dados precisa dar consentimento de quaisquer processos e finalidades que você pretende realizar com os dados dele. Por isso todo o caminho que eles irão percorrer precisa ser previamente desenhado. Inclusive quando e como eles serão apagados.

Portanto revise os seus processos e atualize os formulários para só capturar os dados que realmente serão necessários. Quanto mais dados você manipular, mais vai ter que prestar contas.

Um outro ponto importante da lei é que o usuário pode a qualquer momento solicitar a exclusão das suas informações, que precisa ser realizada com um prazo máximo definido. A exceção dessa regra é o chamado “interesse legítimo”, onde por exemplo instituições de proteção de crédito (SPC, Serasa, etc.) não serão obrigadas a excluir esses dados.

É obrigação da empresa manter a segurança dos dados dos usuários. Em casos de vazamento de informações, a mesma deve avisar publicamente em um período máximo de 24 horas, além de realizar ações para investigar e corrigir a falha acontecida. Caso seja provado que a segurança dos dados foi negligenciada, a empresa pode sofrer multa que pode chegar no valor máximo de R$ 50 milhões. Para construir ou ajustar sua estrutura de gestão de dados, entre em contato através deste link. Nossos consultores de negócios irão avaliar como podemos ajudar sua empresa a extrair valor de inteligência dos seus dados sem correr riscos de infringir a LGPD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *