Entenda como funciona inteligência artificial para vendas

Tecnologias de inteligência artificial (IA) para vendas são um trunfo cada vez mais imprescindível para alavancar negócios no cenário digital. 

O investimento no segmento surge em virtude da busca por mais produtividade, automação de ações, fortalecimento em inside sales e eficácia durante as interações entre marca e clientes nos estágios do funil de vendas.

Empresas, para sair na frente da concorrência, utilizam-se de softwares extremamente sofisticados municiados de IA preditiva — pautada em dados e em detrimento da intuição humana — para embasar a estratégia e a atuação da empresa na abordagem com o consumidor.

Você está curioso para saber mais sobre inteligência artificial para vendas? Acompanhe a postagem para entender melhor como funciona, qual a importância e as formas de implementação da AI no empreendedorismo digital. Vamos lá!

O que é inteligência artificial?

Antes de tudo, vale introduzir o significado mais geral do termo: inteligência artificial é um segmento da ciência da computação que procura desenvolver softwares que simulam a inteligência e lógica do raciocínio humano.

Nesse princípio, o grande motor da inteligência artificial é o big data. O termo representa uma grande quantidade de dados apreendidos que denotam e antecipam padrões de comportamento. Dessa forma, o software age segundo uma linha lógica de comportamento que simule o raciocínio humano.

A percepção de padrões nos dados armazenados pelo big data e a capacidade da máquina de aprender e atribuir respostas esperadas a diferentes combinações de dados é o que chamamos de machine learning. Enquanto o big data representa os dados armazenados, o machine learning denota a capacidade de dar respostas preditivas a determinados padrões de associação de dados.

Exemplos ilustrativos da tecnologia de IA são as assistentes digitais Siri e Alexa, da Apple e da Amazon, respectivamente. As assistentes usam IA para interpretar a voz do consumidor e com isso interagem com as pessoas, fazem listas de afazeres, dão informações de trânsito, reproduzem músicas e podcasts, entre outras funções cotidianas.

Sim! A tecnologia já está presente de maneira silenciosa em momentos até banais de nossa vida cotidiana. Porém, mais do que um assistente silencioso e casual em nosso dia a dia, a inteligência artificial promete mudar o mundo que nós conhecemos de várias outras formas, seja na indústria ou no mundo do entretenimento.

E é nesse contexto que surge a inteligência artificial para vendas, e acentua-se o fenômeno em que cada vez mais empresas tornam-se adeptas da tecnologia para se manterem competitivas no mercado digital

Vamos discutir agora o impacto da tecnologia no mundo das vendas e como isso vem aumentando a eficácia dos processos.

Qual a importância da inteligência artificial para as vendas?

Nesse cenário competitivo, as empresas vêm aderindo às tecnologias de IA para diminuir os custos com os processos de vendas por meio de um atendimento mais rápido e personalizado com o cliente.

O cliente deve se perguntar como a inteligência artificial contribui para a consolidação desse tipo de atendimento ao consumidor. E a resposta reside no armazenamento inteligente de dados dos clientes de modo a definir padrões e modelos que desenvolvam o mapa de jornada do cliente.

E o que é o mapa de jornada do cliente? É um documento onde armazenamos todos os passos do cliente, desde a primeira visita, até a finalização da compra. E com essa quantidade de dados referentes aos consumidores, é possível gerar insights que embasam a tomada de decisão e o planejamento estratégico da marca junto ao público.

Possuir informações importantes do consumidor ajuda a guiar a interação da empresa com a audiência do topo à base do funil de vendas, como também na gestão da relação pós-venda. 

Mais do que analisar os dados armazenados, é importante também utilizar da capacidade preditiva da inteligência artificial para orientar as interações com os clientes e alavancar as vendas da marca. 

A partir dos dados organizados no big data, é possível desenvolver inteligência que deve orientar tanto a hora certa da interação com o público individualmente, como a forma do conteúdo a ser compartilhado, além de que tipo de produto deve-se ofertar para suprir a necessidade do cliente. Portanto, é um processo que atravessa toda a jornada do cliente desde o primeiro contato com a empresa até o engajamento pós-venda.

O uso de inteligência artificial para vendas é elemento fundamental para desenvolver o mapa de jornada do cliente e, consequentemente, gerar os seguintes fatores: 

  • a impulsão das vendas; 
  • a diminuição de custo de aquisição de cliente (CAC); 
  • e na promoção de um atendimento personalizado e otimizado ao consumidor que gera engajamento.

O resultado lógico desses fatores é a geração de uma imagem positiva da marca com a audiência e a consolidação de um relacionamento prolongado.

Como implementar IA no negócio para potencializar as vendas?

Assimilada a importância da IA para vendas, faz-se necessário saber como implementar esse modelo de vendas no seu negócio. A implementação passa pelo desenvolvimento ou contratação de um serviço de soluções inteligentes a partir do armazenamento e análise de dados por um software.

Um modelo de implementação de inteligência artificial para vendas é o Scora Journey, plataforma que possui as seguintes características:

  • comparar performances de campanhas de vendas atuais com antigas;
  • a partir da base de dados, oferecer lista de recomendação de clientes que poderiam se beneficiar da mesma oferta de produto ou serviço;
  • criar  uma lista de leads (clientes em potencial) fora da base de dados da empresa;
  • fornecer um big data com histórico detalhado de clientes específicos para comparar com o comportamento de outros similares;
  • aferir dados geográficos e performances de engajamento de produtos ou serviços anteriores, embasando assim insights para orientar os próximos passos.

Fica claro nos procedimentos mostrados acima que o trabalho de software não deve limitar-se somente ao armazenamento de dados e a sua exposição em um dashboard

A ferramenta deve utilizar a capacidade da IA para gerar insights e soluções preditivas que orientem as melhores estratégias de vendas, de forma rigorosa e pautada em dados. Um insight de valor pode auxiliar a equipe de vendas a melhorar tanto a relação com os atuais clientes como também a possibilidade de expansão da marca.

Assinalada a importância da tecnologia, ficou interessado em investir no futuro? Saiba mais como um software de inteligência artificial para vendas pode te ajudar no processo comercial e no engajamento da audiência com a marca. Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Se quiser aprender mais sobre IA, gestão de dados ou soluções inteligentes para seu negócio, continue acompanhando o conteúdo do blog da Oncase. Até mais!

Redação
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