Escolha uma Página

Mais que um blog, uma fonte de insights.

Receba gratuitamente as atualizações em primeira mão!

Fique tranquilo, jamais divulgaremos seu e-mail!

A Inteligência Artificial (IA) já deixou de ser um conceito explorado apenas nos filmes de ficção científica ou exclusivamente pelas grandes organizações de tecnologia. São muitas as empresas que utilizam soluções de Inteligência Artificial estrategicamente – incluindo negócios que atuam nos mais variados setores, como bancos e redes varejistas.

Nós já usamos a Inteligência Artificial em vários momentos do dia a dia, mesmo que isso não esteja claro. Certamente você já teve contato com diversos aplicativos que funcionam através da Inteligência Artificial para alcançar o seu propósito. E no mundo empresarial isso não é diferente: essa tecnologia está mudando os negócios vertiginosamente!

Por essa razão, é muito importante ficar de olho nas principais tendências da Inteligência Artificial em 2019.

O uso correto dessas tecnologias permite que você alcance saltos de desempenho e melhore diversos processos do seu negócio. Trata-se de uma ótima forma de construir diferenciais competitivos em relação aos concorrentes.

Está curioso para descobrir quais são as principais tendências de Inteligência Artificial para 2019? Confira ao longo deste artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Como a IA está mudando o mundo dos negócios?

A Inteligência Artificial vem mudando o mundo dos negócios de muitas formas diferentes. São várias as áreas que podem ser afetadas positivamente pela introdução dessa tecnologia – desde o processo produtivo nas indústrias até o atendimento ao cliente através de plataformas digitais.

Para que a relevância da IA fique ainda mais clara, vamos analisar quais são os seus impactos em três modelos de negócios diferentes: varejo, cobrança de débitos e setor de viagens.

Varejo

inteligência artificial

Você já acessou um produto em uma loja virtual e foi perseguido com diversos anúncios de processos semelhantes? Ou então adicionou um livro no seu carrinho e recebeu diversas outras recomendações de livros do mesmo gênero? Esses são exemplos claros da aplicação da Inteligência Artificial no varejo para melhorar o atendimento ao cliente e aumentar as chances de fechar boas vendas.

Cobrança de Débitos

A IA na cobrança de débitos é um dos melhores cases de sucesso com o uso das novas tecnologias. Em vez de incomodar os devedores com inúmeras ligações ao longo do dia, é possível automatizar as cobranças enviando e-mails, textos e chamadas pré-gravadas para os clientes. Dessa forma, os devedores se sentem menos assediados e ficam mais inclinados a pagar os seus compromissos.

Setor de Viagens

Você já reservou um vôo e recebeu indicações de hospedagens e restaurantes no seu destino? Ou então recebeu e-mails com promoções para viagens em locais que você deseja conhecer? Todos esses recursos são colocados em prática com o auxílio da Inteligência Artificial.

Quais empresas devem sair na frente em 2019?

Imagine duas lojas virtuais que realizam a venda de livros, porém somente uma delas utiliza a IA para fazer recomendações personalizadas e atrair os visitantes de volta para o seu site. São grandes as chances de que essa empresa consiga obter resultados superiores à loja concorrente, não é?

As empresas que devem sair na frente em 2019 são aquelas que conseguem aproveitar as oportunidades criadas pela Inteligência Artificial – seja para obter ganhos nos processos internos ou para impactar positivamente o seu cliente.

Os benefícios dessas soluções podem tomar as mais diversas formas:

  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Satisfação do cliente;
  • Otimização dos resultados de vendas;
  • Geração de informações para a tomada de decisão;
  • Entre diversas outras.

O que os CEOs precisam fazer para se adaptar?

Depois de conhecer melhor as grandes oportunidades criadas pela incorporação da Inteligência Artificial em seus negócios, muitos CEOs desejam entender melhor como podem se adaptar às novas tendências. Como será que você pode levar todos esses benefícios para a sua organização durante 2019?

O segredo está na combinação de alguns fatores: aprendizado sobre a Inteligência Artificial, um bom planejamento de ações e a busca por parceiros que possam auxiliar nesse processo.

Trata-se de um exercício constante de atualização para conseguir manter a organização sempre acompanhando as principais tendências.

3 recursos de Inteligência Artificial para ficar de olho em 2019

Mas então, quais são os recursos de Inteligência Artificial que serão tendência no ano de 2019? Separamos os principais deles para que você possa ficar de olho:

1. Assistentes de IA mais avançados

Você já conhece a Siri e a Alexa? Esses são os nomes dados aos assistentes de IA da Apple e da Amazon. Através de comandos de voz você pode realizar buscar na internet, pedir para tocar uma música, desligar as luzes da sua casa, entre diversas outras possibilidades.

Porém, a tendência é que esses assistentes de IA fiquem cada vez mais avançados. Em breve, esses assistentes poderão proporcionar experiências ainda mais individualizadas, à medida que melhorem o reconhecimento das vozes de diferentes usuários. A partir disso, você conseguirá interagir de formas cada vez mais personalizadas.

2. Chatbots mais humanos

inteligência artificial

Os chatbots são softwares capazes de responder mensagens automaticamente – de uma forma muito semelhante aos humanos. Com o avanço da Inteligência Artificial, os chatbots devem se tornar cada vez mais humanos. Dessa forma, os consumidores podem falar com eles da mesma forma que fariam com um agente de bate-papo ao vivo.

3. Predição e interpretação de dados

A Inteligência Artificial permite que as empresas prevejam o futuro usando o passado. Com o avanço das tecnologias de interpretação de dados, as empresas podem fazer previsões cada vez mais precisas. Isso pode ser aplicado no momento de encontrar o nível de estoque ideal, interpretar o comportamento do consumidor, prever quando uma máquina precisa de reparos, entre diversas outras formas.

Está preparado para aproveitar as oportunidades da IA?

Ao longo deste artigo entendemos melhor como a Inteligência Artificial já ocupa um posto de protagonista nas organizações brasileiras. São muitos os exemplos que mostram como essa tecnologia é usada na melhoria de processos, tomada de decisão e para a trazer ganhos reais às empresas. É preciso se atualizar para aproveitar todas essas oportunidades no seu negócio.

Será que a sua empresa é madura o suficiente em relação ao uso de dados nas tomadas de decisão? Descubra respondendo ao nosso teste!