Como usar dados para o processo de tomada de decisão?

O processo de tomada de decisão é um ponto delicado para qualquer organização. O sucesso ou o fracasso de uma empresa muitas vezes estão associados em uma tomada de decisão particular por parte de um gestor ou líder de equipe. Ou, por que não, na falta da atitude decisória…

O processo de tomada de decisão pode acontecer em diversas fases de uma boa administração, como: no incentivo ou cobrança dado a funcionários e equipes, no modelo de atuação da empresa no mercado, nas formas de interação com o público, nas estratégias de vendas e retenção de clientes, entre outras várias situações.

Nesse contexto, quanto maior for o número de informações, dados e indicadores precisos para embasar as decisões, melhores resultados a empresa terá. O processo de tomada de decisões por meio de achismos ou feelings momentâneos é algo que está defasado no universo empresarial.

Pretendemos esclarecer neste texto a importância da análise de dados relevantes e devidamente filtrados para as tomadas de decisões em um mercado cada vez mais competitivo.

Afinal, o que é um processo de tomada de decisões? Quais são as etapas desse processo? Quais ferramentas podem te ajudar a otimizar os resultados provenientes de decisões? É o que vamos responder logo mais. Vem com a gente!

Como funciona o processo de tomada de decisão?

Em posições de destaque de uma estrutura organizacional, as decisões nunca devem ser feitas de forma irresponsável e precipitada. 

O uso de dados, nesse contexto, configura-se como uma das etapas que regem o processo de tomada de decisão.

As etapas do processo de decisão são as seguintes:

  1. Definição do problema: a solução começa com a Identificação do problema ou prática que tem de ser aprimorada
  2. Coleta de dados e informações: consultar os dados e informações pertinentes que diagnosticam o andamento do processo
  3. Escolha da melhor alternativa: avaliar os insights gerados a partir da análise de dados
  4. Planejamento e execução da decisão: executar as ações planejadas a partir da análise de dados
  5. Monitoramento dos impactos e resultados: fazer o acompanhamento das novas decisões com o suporte de indicadores claros e objetivos de sucesso

O respeito por cada uma das etapas do processo e o alinhamento das decisões aos objetivos estratégicos da empresa e aos insights surgidos a partir da análise de dados são fundamentais para tomada de decisão com resultados eficazes.

O processo de tomada de decisão é contínuo, dinâmico e vulnerável a flutuações de mercado ou erros estratégicos anteriores. Dessa forma, faz-se necessário um embasamento rigoroso aos números endossados por  soluções inteligentes.

Como a análise inteligente de dados pode auxiliar no processo de tomada de decisão?

A importância da análise inteligente de dados nas tomadas de decisões se dá em todas as etapas do processo. São os dados, sejam internos ou externos, que vão confirmar insights e soluções inteligentes a serem aplicadas para a resolução do problema.

É também por meio dos dados que se concebe o monitoramento de resultados. Dados filtrados e transformados geram indicadores que atestam a eficiência e eficácia de tarefas e práticas organizacionais. 

As métricas de customer success (sucesso do cliente) são um exemplo básico desse tipo de monitoramento. É por meio delas que podemos diagnosticar os níveis de satisfação dos clientes com a marca, a partir de indicadores como:

Nesse quesito, tecnologias de inteligência artificial para vendas são um investimento cada vez mais necessário para se manter competitivo com tomadas de decisão que melhorem as performances de interação e comunicação com o cliente.

Ter registro em dados do mapa de jornada do cliente, por exemplo, é essencial para orientar as decisões de gestores e equipes de venda no momento de oferecer novos produtos ou upgrades a serviços já adquiridos.

Seguindo essa metodologia de atuação, a empresa saberá o produto/serviço perfeito no timing certo para oferecer ao cliente em um contexto de atendimento pós-venda, por exemplo.

Existe uma enorme variedade de dados disponíveis para serem usados a favor das organizações. Um software de automação de dados e soluções inteligentes é capaz de filtrar e transformar apenas os dados mais relevantes para o planejamento estratégico, de forma a alinhar a geração de insights de acordo com os objetivos da marca.

Portanto, o processo de tomada de decisão pautado em dados e inteligência é capaz de gerar economia de tempo e de custos para sua empresa, além de impactar decisivamente no aumento de receitas e na inserção da marca no mercado.

Qual ferramenta utilizar para respaldar minhas decisões?

Ferramentas como o Scora Journey surgem como soluções para tornar mais eficaz o processo de tomada de decisão organizacional. 

A ferramenta parte do princípio de que, mais do que ser uma plataforma que simplesmente apresenta dados para análise, é também importante a geração de insights que orientem os processos de tomada de decisão da empresa.

As funcionalidade do Scora Journey que podem ter impacto positivo nas decisões organizacionais estão resumidas a seguir:

  • dar a possibilidade de comparar performances de campanhas de vendas atuais com antigas;
  • oferecer lista de recomendação de clientes na base de dados que poderiam se beneficiar da mesma oferta de produto ou serviço;
  • base de dados com histórico detalhado de clientes específicos para fazer comparação de comportamento com outros similares;
  • aferição de dados geográficos e performances de engajamento de produtos ou serviços anteriores para embasar insights de como a oferta de novos produtos deve ser efetuada.

Dessa forma, está assinalada a importância de alinhar soluções inteligentes pautadas em dados com os processos decisórios recorrentes e dinâmicos da vida empresarial. 

A aplicação da prática reflete diretamente no aumento da eficácia das ações, na mitigação de possíveis erros e na melhoria da experiência do cliente com a marca.

Está interessado em inserir a cultura data driven no seu negócio? Converse com um dos especialistas da Oncase para mais informações sobre a plataforma Scora Journey e descubra soluções inteligentes para a sua marca.Esperamos que tenham gostado do conteúdo. Se quiser aprender mais sobre gestão de dados, inteligência artificial aplicada a negócios, processo de tomada de decisão e muito mais, continue acompanhando o conteúdo do nosso blog. Até mais!

Henrique Tavares
Henrique Tavares

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