O que é pós-venda e por que a prática é tão importante?

O que é pós-venda? Para que serve? Entenda tudo da prática!
O que é pós-venda? Para que serve? Entenda tudo da prática!

Você sabe o que é pós-venda? A prática consiste no acompanhamento do cliente após o primeiro processo de compra pelas equipes de Marketing e Vendas de uma organização. 

O processo tem como norte colocar o consumidor continuamente fidelizado e íntimo da marca para que ele volte a fazer novas compras.

Apesar de fundamental para as estratégias de vendas de qualquer empresa que queria se destacar em um mercado digital cada vez mais competitivo, ainda há organizações muito mais preocupadas em prospectar novos consumidores do que somar esforços na retenção de clientes antigos.

Porém, em tempos de transformação digital e do aumento da competitividade, as empresas tendem cada vez mais a dar atenção às técnicas de pós-venda como forma de reduzir custos na empresa e conseguir retorno financeiro mais rápido.

Afinal, por experiência e análise dos próprios indicadores, 70% das companhias dizem ser mais barato reter um cliente do que prospectar um novo.

Diante da importância da prática para a competitividade empresarial dos dias de hoje, vamos explicar neste artigo o que é pós-venda, por que a prática é de fato importante e como realizá-la de maneira eficiente. Vem com a gente!

O que é pós-venda?

Como já dito introdutoriamente no início do artigo, o pós-venda é uma maneira das companhias manterem um contato mais íntimo e próximo com o cliente de forma a aumentar a possibilidade de novas vendas e de criar um relacionamento mais duradouro.

A prática é extremamente positiva para o brand awareness da marca. Assim, ela se posiciona de forma enfática como uma possibilidade a ser pensada pelo consumidor quando ele necessitar resolver um problema por meio de uma compra.

Dentre as práticas mais comuns de atendimento pós-venda estão:

  • realizar follow-ups para demonstrar preocupação com a experiência de compra do cliente e ter feedbacks importantes;
  • fazer ofertas exclusivas de acordo com o perfil de consumo do seu público;
  • desenvolver programas de fidelização para atrair o cliente para novas compras;
  • criar um relacionamento afetivo com mensagens ou cupons especiais em datas de aniversário e outros motivos festivos;
  • dentre outras estratégias de marketing e vendas.

Portanto, existem várias maneiras de praticar um atendimento pós-venda para que seu público-alvo tenha um relacionamento mais afetivo e contínuo com sua marca. Assim, naturalmente, entender o que é pós-venda passa necessariamente pela importância de aprender como fidelizar clientes.

  • Veja o vídeo do canal da Oncase no YouTube sobre como fidelizar clientes com análise de dados:

Veremos no próximo tópico a importância do pós-venda e da fidelização para diversos indicadores positivos de uma organização.

Qual a importância do pós-venda?

Estudos acadêmicos afirmam que é 7 vezes mais caro prospectar novos consumidores do que manter os antigos. Essa informação é interessante para compreender como as ações de pós-venda e retenção são fundamentais para manter uma empresa competitiva.

No campo das vendas, novas ofertas para antigos clientes possuem probabilidade bem maior de serem concretizadas. Por exemplo, há a possibilidade de aplicar técnicas de upsell ou cross-sell para atrair o consumidor para novos negócios e dar continuidade à fidelização.

A importância do pós-venda, se aplicado de forma eficiente, se dá, portanto, nas seguintes melhorias para as empresas:

No fim das contas, entender o que é pós-venda e investir na prática resulta em pontos positivos para os dois extremos da cadeia: tanto para as empresas quanto para os clientes. 

Enquanto as companhias aumentam seus lucros e gerenciam melhor os gastos, o seu público fica mais satisfeito e feliz com a marca por ter tido suas demandas de consumo resolvidas de forma fluída e agradável.

Entretanto, para que a prática do pós-venda fique em sintonia com a satisfação do cliente, ela precisa ser eficiente e personalizada. 

Como conseguir isso? Com análise de dados! Explicaremos melhor no tópico seguinte.

Como fazer um pós-venda eficiente?

Agora que você entendeu o que é pós-venda, para pô-lo em prática de forma eficiente é preciso aderir a tecnologias de Inteligência de Dados.

Com a enorme quantidade de dados que temos disponíveis no mundo digital, é fundamental o uso de uma ferramenta sofisticada capaz de filtrar as informações mais relevantes de sua estratégia de negócio e gerar insights e soluções inteligentes de vendas a partir delas. 

Falando especificamente das ações de pós-venda, a ciência de dados inteligente permite que você tenha acesso a informações dos seus clientes desde as primeiras interações deles com a marca, passando pela primeira compra e culminando com as fases avançadas do pós-venda.

Esse histórico de interações constitui o mapa de jornada do cliente, um guia fundamental para o processo de tomada de decisão e para a definição de estratégias de vendas de forma eficaz e personalizada.

Afinal, com os dados apontados pelo mapa, é possível entender as necessidades dos clientes e seu perfil de consumo. Dessa forma, é possível oferecer o produto/serviço certo na hora certa.

Por exemplo, imagine uma empresa de e-commerce de informática. Um cliente, que já comprou um notebook pela loja online semanas atrás, recentemente, fez buscas ou acessou artigos sobre acessórios relacionados ao computador comprado. 

A partir desta situação, uma plataforma de análise inteligente de dados é capaz de selecionar essas informações para que a empresa tome conhecimento das demandas do cliente e, assim, possa se antecipar ofertas certeiras, de acordo com os padrões de interações registrados.

A oferta promocional de um mouse, um teclado ou uma case personalizada para o modelo de computador comprado possuem um grau bem maior de eficácia do que estratégias de vendas pautadas em achismos e sem apoio das informações oferecidas por dados mensuráveis.

Entendi o que é pós-venda: como posso fazê-lo com Inteligência de Dados?

O caminho está na escolha de uma plataforma de automação de dados que possa filtrar os dados mais relevantes para suas estratégias de marketing e venda e gerar insights valiosos a partir desse processo.

Neste contexto, o Scora Journey é uma ferramenta de gestão de dados que visa melhorar a performance da organização a partir de uma análise embasada e sofisticada. Além do mais, a ferramenta, apesar de sua performance em alto nível, é extremamente prática e de uso simples para usuários não técnicos.

Dentre as principais características do Scora Journey estão:

  • comparar performances de campanhas de vendas atuais com antigas;
  • a partir da base de dados, oferecer lista de recomendação de clientes que poderiam se beneficiar da mesma oferta de produto ou serviço;
  • criar uma lista de leads (clientes em potencial) fora da base de dados da empresa;
  • fornecer um big data com histórico detalhado de clientes específicos para comparar com o comportamento de outros similares;
  • aferir dados geográficos e performances de engajamento de produtos ou serviços anteriores, embasando assim insights para orientar os próximos passos

Portanto, a plataforma é a escolha ideal para aperfeiçoar seu pós-venda de forma eficiente e lucrativa.

Quer se aprofundar mais no assunto e assim melhorar os indicadores de venda? Converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Espero que você tenha compreendido o que é pós-venda e a importância fundamental da prática para se manter competitivo em um mercado digital tão volátil e dinâmico como vemos hoje em dia. Se quiser ler mais conteúdos sobre vendas e análise de dados no mundo digital, fique de olho no nosso blog! Boas vendas!

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