Veja dicas para entender as necessidades dos clientes

Propiciar uma boa experiência entre o público e a marca é fundamental para que uma empresa consiga alcançar seus objetivos de vendas. Para isso, é importante que os gestores se antecipem às expectativas e necessidades dos clientes.

Sendo assim, entender melhor o perfil, os gostos e possíveis demandas de seus consumidores é um pré-requisito irremediável para as empresas se manterem competitivas no cenário disruptivo do mundo digital.

É nesse contexto que ferramentas e tecnologias inovadoras têm parte crucial na oferta de um atendimento agradável, pontual e objetivo ao cliente. Plataformas de análise de dados com inteligência artificial para vendas, principalmente, são protagonistas neste cenário de inovação e competitividade pautada em data science.

Neste conteúdo, elencaremos alguns benefícios que assinalam a importância de entender as necessidades dos clientes para garantir o melhor atendimento e experiência possível. Além disso, mostraremos como a tecnologia e a automação de dados podem ajudar as empresas nesse percurso.

A importância de entender as necessidades dos clientes: um exemplo na prática

A importância de entender necessidades dos clientes está diretamente atrelada à garantia de uma boa experiência de compra, o que, consequentemente, é revertido em maiores lucros, economia de tempo e despesas, além de uma difusão positiva da marca para a organização.

A melhor forma de assinalar a importância de entender seus clientes é por meio de um exemplo ilustrativo. Vamos a ele!

Exemplo de solução para as necessidades dos clientes

Imagine você como um cliente de e-commerce. Você já realizou algumas compras em uma empresa especializada em produtos varejistas diversos, e um dos segmentos dessa marca são equipamentos de informática, como computadores, tablets, smartphones e acessórios em geral. 

Uma de suas compras foi um notebook de determinada linha premium, pois você precisava de um bom equipamento portátil para seu trabalho de home office

Com o passar do tempo, você recebe por e-mail, ou qualquer outro canal de comunicação, ofertas relacionadas a acessórios que podem melhorar consideravelmente a sua experiência como usuário. 

Você recebe ofertas de um mouse wireless para tornar mais fluida a sua experiência com o computador, ou então é surpreendido com um e-mail que descreve a praticidade e segurança de obter uma case exclusiva da marca do seu notebook, para que você possa guardá-lo com segurança e estilo em caso de viagem ou locomoção do equipamento para algum café ou coworking onde deseja trabalhar.

O caso é ilustrativo de como a experiência de compra de um cliente pode ser agradável e melhorada por uma reação em que todos saem vencedores: tanto a empresa, que consegue aumentar as a vendas e os indicadores de retenção de clientes, como o consumidor, que melhora sua experiência como usuário do produto e tem suas demandas e expectativas solucionadas.

O exemplo mostra que as necessidades dos cliente podem ser resolvidas a partir de uma ação proativa e preditiva por parte da empresa. Técnicas de upsell e cross-sell podem ser utilizadas para agregar à experiência do atendimento pós-venda.

Quais são os tipos de necessidade dos clientes?

Há dois tipos básicos de necessidade dos clientes que as empresas podem explorar para executar sua estratégia de vendas:

  • As necessidades físicas: são as necessidades mais racionais, mensuráveis e tangíveis que dialogam diretamente com as demandas reais de um cliente no momento. A compra de acessórios que incrementam a experiência do usuário de um produto, como no exemplo acima, está relacionada às necessidades físicas.
  • As necessidades psicológicas: por sua vez, essas estão mais relacionadas às compras por impulso e gatilhos emocionais. São as compras feitas quando o cliente não precisa do produto.

Dos dois tipos de necessidades, a mais difícil de ser identificada pela empresa são as de raízes psicológicas, pois ela não pode ser prevista ou mensurada de acordo com algum indicador ou registro de dados. 

Portanto, as empresas podem se planejar e se antecipar às necessidades físicas, que podem ser identificadas a partir do mapa de jornada do cliente.

No fim das contas, o importante é salientar que a construção de uma estratégia de vendas planejada para uma um atendimento personalizado e eficaz de vendas passa pela necessidade de aprender como analisar dados de clientes de forma inteligente.

Como descobrir o que o cliente quer?

Utilizar uma ferramenta inteligente de automação de dados é essencial para solucionar antecipadamente as demandas e necessidades dos clientes.

Dentre as soluções disponíveis no mercado, é importante selecionar aquela que vai além da mera e simples apresentação de painéis com amostragem de dados, mas sim na sugestão de soluções inteligentes e preditivas que aumentam a eficácia dos resultados das decisões estratégicas e das interações de vendas.

O Scora Journey é uma ferramenta de gestão de dados que visa a melhorar a performance da organização a partir de uma análise embasada de dados que geram insights. Entre as ações da plataforma mais direcionadas à solução das necessidades dos clientes estão:

  • comparar performance de campanhas de vendas atuais com antigas;
  • a partir da base de dados de clientes, oferecer lista de recomendação de clientes que poderiam se beneficiar da mesma oferta de produto ou serviço;
  • fornecer um big data com histórico detalhado de clientes específicos para comparar com o comportamento de outros similares;
  • aferir dados geográficos e performances de engajamento de produtos ou serviços anteriores, embasando assim insights para orientar os próximos passos.

Com o Scora Journey é possível analisar todos os indicadores e métricas de customer success para que sejam avaliados o histórico de interação, reclamação, pesquisas de satisfação e compras dos clientes. A plataforma é capaz de cruzar os dados mais relevantes para sua estratégia, tornando-se assim proativa e eficaz nas ações.

Esperamos que tenham compreendido a importância de se antecipar às necessidades dos clientes para se manter competitivo no mercado. Se tiver interesse, converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.Acompanhe o conteúdo do blog para se manter informado sobre análise de dados e dicas de atuação no mercado digital. Até a próxima!

Henrique Tavares
Henrique Tavares

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