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3 dicas de como fazer Follow-up de vendas para empresas

3 dicas de como fazer Follow-up de vendas para empresas

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Follow-up de vendas é um termo em inglês que representa o acompanhamento de sondagem por parte do setor de vendas de uma empresa com seus leads ou possíveis clientes. É uma estratégia previamente organizada que pretende conquistar o cliente com contatos pontuais e produtivos.

A importância da prática justifica-se por resultados empíricos percebidos no dia a dia comercial. Afinal, segundo dados do Direct Selling Association USA, somente 2% das vendas obtêm sucesso já no primeiro contato.

Portanto, vários pequenos detalhes da jornada de compra devem ser devidamente pensados para que o processo seja eficaz, rápido e produtivo, tanto para a empresa quanto para o cliente.

Para isso, o investimento em inteligência artificial para vendas é um passo MUITO importante.

Neste artigo, mostraremos como fazer um follow-up de vendas realmente eficaz com Inteligência de Dados. Leia até o fim para descobrir! 

Como fazer um follow-up de vendas? 3 dicas fundamentais

Elaborar um follow-up de vendas eficaz é um processo minucioso e complexo que pode ser simplificado com uma boa ferramenta que gere insights a partir de dados de clientes.

  • Veja o vídeo da Oncase sobre como usar dados a favor dos clientes!

Diante disso, selecionamos três dicas fundamentais para tornar a experiência de compra de um lead qualificado, ou possível consumidor, o mais fluida e prazerosa possível até o fechamento da compra.

Vamos a eles!

  1. Planeje um atendimento personalizado

Entender as necessidades dos clientes para saber as maneiras e os momentos certos para entrar em contato e fazer um atendimento pontual e fluido é fundamental. A cada contato, o vendedor deve colher informações que auxiliem na construção do perfil de consumo para assim facilitar um atendimento personalizado e específico ao cliente.

Nesse processo, a montagem do mapa de jornada do cliente é um facilitador e tanto! Por ele, é possível organizar de forma clara e precisa informações preciosas sobre o consumidor desde o primeiro contato com a empresa até as fases avançadas do processo de pós-venda.

Portanto, mais do que conquistar um novo prospect, o atendimento pautado em análise de dados é fundamental para a manutenção de um relacionamento duradouro entre consumidor e marca por meio da retenção de clientes.    

  1. Seja proativo

Para um follow-up de vendas efetivo, a equipe de vendas não pode dormir no ponto esperando que o possível cliente corra atrás da empresa para fechar a comprar. Portanto, o atendimento deve ser proativo e planejado para sempre partir da própria empresa.

Pode ter certeza que suas métricas de customer success serão extremamente positivas quando a empresa se antecipar para suprir as demandas específicas do cliente.

Tendo dados e o mapa de jornada do cliente a seu favor, fica muito mais simples para o vendedor ser proativo e realizar interações produtivas para atrair o lead ao fechamento da compra. 

  1. Invista em Marketing de Conteúdo

Investir em Marketing de Conteúdo traz resultados importantes para o brand awareness da sua marca que impactam diretamente nas vendas.

Dentro da jornada do follow up, blog posts, conteúdos em redes sociais ou em newsletter por e-mail são caminhos para o cliente conhecer melhor a marca e perceber que ela é autoridade no assunto relacionado ao problema ou demanda que ele espera resolver.

Além disso, essas interações com conteúdos próprios da marca podem ser monitoradas para que a empresa saiba mais informações sobre o possível novo comprador.

E, assim, fazer um atendimento mais personalizado, inclusive sabendo quais canais de comunicação o cliente considera mais prazeroso para o contato.

Como implementar Inteligência de Vendas na sua empresa?

Você viu que uma análise inteligente de dados é fundamental para a gestão de vendas em tempos tão dinâmicos e fartos de informações relevantes disponíveis, tanto internamente quanto externamente.

Nesse cenário, investir em uma plataforma SaaS de automação de dados com inteligência artificial para vendas virou uma necessidade de mercado em tempos de transformação digital. Com elas, você conhece implementar um follow-up produtivo que traz resultados concretos para seu negócio.

Assim, o Scora Journey é uma ferramenta que surgiu para solucionar essa demanda. Afinal, a plataforma, apesar da sofisticação na geração de insights relevantes, possui design customizado e simples para usuários não técnicos, dentre outras qualidades.

Com ela, é possível fazer análise de dados em tempo real e a plataforma pode ser acessada tanto de computadores quanto de smartphones, facilitando a checagem de informações em qualquer situação.

Dentre as principais características do Scora Journey estão:

  • comparar performances de campanhas de vendas atuais com antigas;
  • a partir da base de dados, oferecer lista de recomendação de clientes que poderiam se beneficiar da mesma oferta de produto ou serviço;
  • criar uma lista de leads (clientes em potencial) fora da base de dados da empresa;
  • fornecer um big data com histórico detalhado de clientes específicos para comparar com o comportamento de outros similares;
  • aferir dados geográficos e performances de engajamento de produtos ou serviços anteriores, embasando assim insights para orientar os próximos passos

Quer se aprofundar mais no assunto e assim aplicar um follow-up de vendas eficaz? Converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Aprender como fazer um follow-up de vendas pode ser um bem mais simples do que você imagina quando você utiliza dados relevantes a seu favor.Se quiser ler mais conteúdos sobre vendas e análise de dados no mundo digital, fique de olho no nosso blog! Boas vendas!

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