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Você já conseguiu aplicar na sua empresa novas formas de organizar, liderar, coordenar ou motivar sua equipe? Existe alguma área em que o seu negócio seja pioneiro no mercado? Essas são algumas das questões que remetem diretamente à gestão da inovação nas organizações.

A inovação é um conceito que se tornou muito popular nos últimos anos dentro das empresas brasileiras. Porém, a verdade é que conseguir inovar sempre representou um diferencial para as organizações.

A diferença está no aumento da dinâmica do mercado – que cobra que as empresas estejam inovando constantemente para conseguirem manter a competitividade.

Para as empresas que buscam inovar, é fundamental que exista uma gestão da inovação nas organizações. Descubra ao longo deste artigo a importância dessa gestão e como você pode aplicar esse conceito na sua empresa.

O que é gestão da inovação?

O conceito de gestão da inovação pode ser muito confuso em uma primeira análise. Muitas pessoas têm a visão de que a inovação é um processo criativo que não pode ser gerenciado.

Assim como qualquer atividade que envolve a criatividade, é importante deixar que as ideias fluam para chegar a boas conclusões.

Porém, é exatamente esse o propósito da gestão da inovação nas organizações. Trata-se de um processo para apresentar e introduzir coisas novas e desenvolver o negócio, de uma forma ou de outra.

Para isso, existe uma metodologia que busca não apenas estimular o surgimento de boas ideias, mas também se preocupar com a sua aplicação na prática.

Imagine que o gestor de uma indústria tenha uma ótima ideia para inovar no processo produtivo – conseguindo aumentar a produtividade e reduzir custos. Por melhor que seja essa ideia, ela não pode ser aplicada imediatamente sem um bom planejamento. É nesse momento que entra a gestão da inovação para facilitar a aplicação dessa inovação.

A gestão da inovação nas organizações entende que é importante que esses projetos inovadores tenham início, meio e fim: entradas de ideias, processamento e geração de resultados efetivos.

Ou seja, é uma forma de garantir que as novas ideias realmente sejam aproveitadas na prática.

Por que gestão da inovação importa?

A gestão da inovação nas organizações contribui para que as novas ideias sejam aproveitadas e gerem benefícios para uma empresa, certo?

Em um mercado tão concorrido, inovar se tornou uma grande necessidade. As empresas que ficam estagnadas tendem a ficarem para trás de suas concorrentes.

Para compreender a importância da gestão da inovação, vamos analisar dois exemplos: um de sucesso e outro de insucesso em relação à gestão da inovação nas organizações.

  • O sucesso da Netflix. Quando falamos sobre inovação, é muito difícil não citarmos o sucesso alcançado pela Netflix. Em um momento em que os filmes e séries eram consumidos apenas em mídias físicas, a empresa inovou para criar uma plataforma de streaming – facilitando a vida do público e alcançando um sucesso em muitos países do mundo.
  • O fracasso da Kodak. A Kodak foi a marca que  patenteou a máquina fotográfica digital antes dos seus concorrentes, mas nunca lançou o produto no mercado – continuando a apostar nas máquinas analógicas. Essa falta de gestão da inovação fez com que a Kodak se tornasse um dos maiores cases de fracasso do mercado.

Quais os pontos-chave da gestão da inovação nas organizações?

Para compreender melhor a gestão da inovação nas organizações, podemos dividir o conceito em 4 pontos-chave: capacidade de inovação, estrutura, cultura e estratégia.

  • Capacidade de inovação: engloba as diferentes habilidades e recursos que a organização possui para criar e gerenciar a inovação – com destaque para a capacidade das pessoas buscarem a inovação.
  • Estrutura: representa o potencial de inovação de acordo com a estrutura organizacional, os processos e a infraestrutura da organização. Nesse momento é importante avaliar os canais de comunicação, a infraestrutura da empresa, o uso de softwares de inovação, entre outros fatores.
  • Cultura: trata-se da mentalidade adotada pela organização em relação à inovação. Em uma cultura que incentiva o surgimento de novas ideias, é muito provável que surjam boas soluções inovadoras.
  • Estratégia: a estratégia tem o papel de definir o plano que a organização tem para alcançar o sucesso a longo prazo. Ou seja, é o elo que conecta a inovação com os objetivos buscados pela empresa.

4 passos para aplicar a gestão da inovação na sua empresa

Ficou interessado em aplicar a gestão da inovação na sua empresa? Preparamos 4 passos básicos que podem ajudá-lo a iniciar essa mudança:

1. Comunique

A inovação dentro de uma organização parte das pessoas que prestam seus serviços diariamente, certo? Por esse motivo, é importante que você comunique de forma muito clara o desejo de inovar. Dessa forma, você cria um espaço para discussão de ideias e inicia uma cultura voltada para a inovação.

2. Organize o tempo

Para garantir a eficiência da gestão da inovação nas organizações é essencial que seja destinado um tempo para trabalhar essas novas ideias. Por isso, procure estruturar os processos internos de uma forma que os funcionários tenham tempo para buscar formas de inovação e existam momentos para o debate das novas ideias.

3. Controle os processos e resultados

É importante que a gestão da inovação tenha uma maneira de medir quanto tempo e recursos a organização está usando para inovar e quais resultados está obtendo. Assim, será possível melhorar continuamente a política de inovação – incentivando e padronizando as práticas que geraram mais lucros ou atingiram outros objetivos estabelecidos pela empresa.

4. Tenha uma política de reconhecimento

Gerar ideias inovadoras faz parte do trabalho de um funcionário, mas isso não impede que uma empresa reconheça esses esforços. Procure iniciar práticas que reconhecem e incentivam a inovação – como a distribuição de certificados ou prêmios na forma de bônus para os colaboradores que geraram o maior lucro para os negócios.

A sua empresa já gerencia a inovação?

A inovação é um objetivo de grande parte das organizações brasileiras, mas são poucas as empresas que realmente criam as condições para colocar isso em prática. Adotar um processo claro de gestão da inovação permite que você incentive as novas ideias e saiba como colocá-las em prática para gerar diferenciais competitivos.

Será que a sua empresa é madura o suficiente em relação ao uso de dados nas tomadas de decisão? Descubra respondendo ao nosso teste!

Sales Development Representative at | lucas.furtado@oncase.com.br