Skip to main content
As 4 etapas da cadeia analítica

As 4 etapas da cadeia analítica

A análise de dados vem da ideia de transformar um conjunto de dados de forma que facilite a compreensão e extração de informações. A indústria 4.0 padronizou a cadeia analítica em 4 etapas:

1. Coleta

Tudo começa com a captação dos dados. Afinal, para fazer qualquer análise é necessário primeiro ter os dados em mãos. As formas mais comuns de coletar os dados é por arquivos xls ou csv. Mas as ferramentas modernas de analytics conseguem se conectar a virtualmente qualquer fonte de dados, inclusive redes sociais (leia mais neste artigo).

2. Limpeza e Transformação

É praticamente impossível que os dados capturados já venham prontos para integração ou análise. Por isso é necessário um trabalho de limpeza para retirar erros de digitação, remover outliers, e logo após transformação para padronizar os formatos. Principalmente quando a captura é feita de fontes diferentes. Esta etapa costuma levar mais da metade de todo o tempo da cadeia analítica.

3. Análise

Aqui é onde ocorre mágica. Como citado anteriormente, a análise de dados consiste basicamente em manipular (no bom sentido da palavra) os dados de forma a extrair informações ou insights. Vale citar que uma boa limpeza dos dados é condição sine qua non para uma análise que corresponda com a realidade. 

4. Apresentação

Você pode ter feito a melhor e mais completa análise de dados, mas se não for feita uma apresentação que transmita os insights de forma eficiente, tudo vai ter sido em vão. Apresentar os resultados da análise não é escolher cores que combinem, vai muito além disso. 

Cada tipo de dado tem uma forma otimizada para ser apresentado. Você pode saber mais sobre isso no episódio do nosso podcast Analytics SelvagemEntre em contato através deste link e vamos juntos implementar uma estratégia de Analytics na sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *