Conheça 6 atributos importantes de uma empresa data driven!

Falar sobre uma empresa data driven pode ser bastante confuso para os empresários que não têm uma visão completa sobre o uso dos dados dentro de uma organização. 

Muitas grandes empresas “abraçam” o analytics, mas ainda não possuem de fato uma cultura orientada por dados. O que dificulta, assim, o alcance de resultados satisfatórios.

Afinal, você sabe o que é uma empresa data driven e quais são os fatores que a tornam um exemplo de destaque no segmento? 

A cultura data driven trata-se de uma mentalidade que vai muito além de coletar alguns dados e organizá-los em uma planilha. É necessário envolver uma mudança no mindset, análises profundas e planos de ações conscientes com base nessas informações.

Mais do que gerar relatórios engessados de performance, é importante gerar insights que orientem o processo de tomada de decisão e tenha como objetivo maior customer success e a entrega de uma experiência de compra agradável ao público-alvo.

Portanto, quer saber quais são os 6 principais atributos de uma empresa data driven? Então confira neste artigo para impulsionar os resultados da sua empresa. Vem com a gente!.

6 atributos de uma empresa data driven

Ser uma empresa data driven não está relacionado às ferramentas usadas, mas sim com a mentalidade aplicada na gestão dos dados. Para que essa mudança ocorra na prática, essas organizações alcançam algumas características essenciais no processo. Vamos a elas!

1. CEOs criativos que lideram com mindset de crescimento

Com o uso das ferramentas digitais, um CEO pode ter acesso a uma infinidade de dados sobre a sua organização e sobre o mercado, certo? 

Porém, ficar limitado a análises com base em indicadores que todas as outras organizações utilizam faz com que todo esse potencial dos registros disponíveis não seja explorado da melhor maneira.

Uma empresa data driven precisa contar com CEOs criativos que têm uma mente curiosa e buscam aprimorar a gestão da inovação e causar transformações positivas. É essa curiosidade que leva à geração de insights a partir da inteligência de dados.

2. Transparência de dados, tanto internamente como para stakeholders

Uma empresa data driven cria as condições para que todos os membros da organização tenham acesso instantâneo às informações necessárias para tomar decisões baseadas em dados em questão de segundos, não dias. 

Essa transparência deve alcançar não só os processos internos, mas também os stakeholders — que possuem interesse nas operações da sua empresa.

3. Automação de cargas de trabalho de gerenciamento de dados

Um dos principais critérios para avaliar se uma organização é data driven businness é identificar se ela tomou medidas para automatizar a destilação de insights baseados nos dados e a incorporação dessas soluções nos processos de negócios. Mais do que trabalhar com informações, é preciso saber como usá-los efetivamente.

Não é possível otimizar totalmente os processos da empresa sem a automação de cargas de trabalho de gerenciamento de dados. A automatização pode ajudar as empresas a executar transações, tomar decisões, repensar estratégias e aproveitar melhor as oportunidades geradas pela inteligência competitiva.

Portanto, tanto a nível operacional quanto a nível estratégico, as ações da empresa devem ser orientadas segundo as soluções extraídas dos processos automatizados. Essa prática é fundamental para praticar ações mais assertivas e reduzir custos na empresa.

Afinal, decisões tomadas a partir de informações mensuráveis e reais são mais eficazes que as tomadas às cegas e sem embasamento.

4. São concentradas nas pessoas

Um grande erro das empresas que buscam trabalhar com analytics, mas não conseguem implementar uma cultura data driven está na orientação dessas atividades. A finalidade de analisar os dados não está na geração de informações em si, mas na forma como isso pode ser aproveitado pelas pessoas da empresa.

Ou seja, é preciso garantir que cada profissional que necessita de insumos para o desempenho do seu trabalho tenha acesso às informações necessárias com qualidade de dados. É dessa forma que uma empresa consegue obter saltos no seu desempenho.

5. Tomadas rápidas de decisão

O fenômeno da transformação digital tornou os mercados extremamente voláteis e dinâmicos. Em um cenário de mudanças bruscas em que novas tendências surgem a todo momento, é preciso estar apto para dar respostas rápidas e assertivas.

Dessa forma, a agilidade na tomada de decisão faz toda a diferença para atingir os resultados almejados. Uma empresa data driven tem a característica de ser eficiente na tomada de decisão. 

Com as informações precisas e disponíveis, torna-se mais fácil fazer análises com rapidez para ser rápido e assertivo frente a qualquer instabilidade..

6. Dados estão no centro das decisões

Os dados não devem ser tratados como informações secundárias que ficam organizados em planilhas para consultas esporádicas. Uma empresa data driven deve colocar os dados na posição de protagonista e incorporar as informações geradas no dia a dia da empresa.

Afinal, como já mencionado no atributo anterior, vivemos tempos de profunda volatilidade nos mercados (mais conhecido como mundo vuca). Dessa forma, torna-se urgente e fundamental fazer análise de dados de forma contínua e em tempo real, para readaptar estratégias frente às possíveis mudanças de panoramas.

Como tornar minha empresa data driven?

Conforme vimos ao longo deste artigo, existe uma grande diferença entre utilizar analytics e possuir uma cultura orientada por dados 

Investir em uma plataforma de automação sofisticada é fundamental para alcançar os 6 atributos listados neste artigo. Neste contexto, o Scora Journey é uma solução que pode te ajudar nesse processo.

Isso porque a ferramenta possui tecnologias de análise de dados — como big data e machine learning —  que geram insights para que você sempre possa tomar as melhores decisões de maneira segura e embasada e, assim, disparar os lucros do seu negócio.

  • Veja o vídeo que a Oncase preparou sobre machine learning!

Gostou do conteúdo? Os 6 atributos de uma empresa data driven devem ser considerados como metas a sempre serem perseguidas pelas organizações que desejam destaque e competitividade em tempos de transformação digital.

Para ler mais conteúdo que nem esse, fique de olho nas atualizações do nosso blog. Até a próxima!

Henrique Tavares
Henrique Tavares

No Comments

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *