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Como analisar dados de clientes de forma inteligente?

Como analisar dados de clientes de forma inteligente?

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A utilização de dados de clientes tornou-se um dos recursos mais valiosos para empresas que querem manter-se competitivas no mercado digital. 

Dados de clientes são a matéria-prima principal para construções de estratégias inteligentes e otimização de práticas de vendas. Com eles, é possível adquirir soluções preditivas a partir de processos automatizados.

O resultado dessa equação é a diminuição de custos operacionais para a marca, execução de um atendimento personalizado e eficaz ao cliente e o aumento das vendas e do lucro da empresa.

Quer aprender mais sobre como analisar dados de clientes, além de ver exemplos ilustrativos de como o processo, caso bem aplicado, impacta de maneira positiva nas vendas? Acompanhe mais essa postagem do blog.

Para que serve a análise de dados de clientes?

A análise de dados de clientes tem papel fundamental na melhora da experiência do cliente e, consequentemente, com o prolongamento da relação com a marca e no aumento dos índices de retenção e venda.

A retenção de clientes tem parte importante na manutenção da saúde financeira e no controle de gastos de uma empresa. Afinal, prospectar novos consumidores é 7 vezes mais caro do que reter clientes antigos.

Nesse contexto, a análise de dados permite traçar modelos de atuação preditivos para perfis de clientes com comportamentos esperados. Essa capacidade permite a geração de insights para soluções de problemas específicos e interações mais pontuais e personalizadas com o público.

Por exemplo, ao saber armazenar e filtrar informações do público por meio de tecnologias de automação de dados, softwares inteligentes são capazes de prever o comportamento e sinais de intenção, otimizando o atendimento ao cliente

A análise permite à empresa executar interações com o cliente em uma zona de segurança e geralmente suprindo as demandas e desejos dele para aquele momento.

A equipe de venda saberá a hora certa, o canal de interação mais eficiente e o produto/serviço ideal para ofertar. Esse encontro entre as ações da empresa com as expectativas do cliente impacta diretamente em uma experiência mais direta, fluida e prazerosa do público com a marca. Os indicadores de sucesso do cliente só tendem a ganhar com o processo.

No próximo tópico, vamos tentar entender como funciona tecnologia do processo de automação e análise de dados de clientes para consolidar o conhecimento sobre o assunto

Como a análise de dados de clientes pode aumentar suas vendas?

Os dados de clientes são informações preciosas para a empresa. No ambiente digital, essas informações são cada vez mais fáceis de serem adquiridas em virtude do enorme volume de dados que meras interações ou intenções de compra de um usuário na internet podem criar.

A capacidade de mapear por meio de dados as intenções e interações dos clientes com a marca desde antes da primeira compra é o que chamamos de mapa de jornada do cliente. Essa seleção organizada e filtrada de dados é desenvolvida a partir da aplicação de tecnologias de inteligência artificial na análise de dados, com destaque especial para o machine learning.

O machine learning nada mais é que a percepção de padrões nos dados armazenados pelo big data e a capacidade da máquina de aprender e atribuir respostas esperadas a diferentes combinações de dados.

Dessa forma, fica caracterizada a relação do impacto da inteligência artificial para vendas e na otimização de vendas para seu negócio. 

Como o armazenamento e análise de dados do cliente desde suas primeiras interações com a marca até as fases posteriores do pós-venda, é possível executar soluções preditivas de retenção do cliente por meio de um atendimento pontual e personalizado que melhore a relação do público com a marca.

O mapeamento de dados pode, assim, criar sistemas de recomendação inteligentes e aumentar os índices de negócios pós-venda, como o upsell e o cross-sell.

Portanto, fica demonstrado como analisar dados de clientes de forma inteligente passa por um processo de automatização de processos por meio de softwares de inteligência artificial. É uma medida fundamental na manutenção de uma marca forte em um mercado digital cada vez mais competitivo.

Como faço para implementar a análise de dados de clientes no meu negócio?

A implementação de uma plataforma eficiente, completa e prática para automatizar análise de dados de clientes é o caminho para se manter competitivo

A eficiência e velocidade dos processos, a diminuição de custos com a organização e filtragem de um grande volume de dados e a eficácia do insights rigorosamente respaldados são alguns exemplos expressivos da influência que uma boa ferramenta de automação e análise refletem no poder de competitividade de uma marca.

Scora Journey: análise de dados e geração de insights

É nesse contexto que se destacam plataformas de SaaS como o Scora Journey. A ferramenta parte do princípio de que mais do que ser uma plataforma que simplesmente apresenta dados para análise, é também importante a geração de insights que orientem as ações da empresa para atendimentos personalizados em prol da experiência otimizada dos clientes.

Tendo como horizonte o prolongamento do engajamento do público e eficácia nas técnicas de pós-venda, as características do Scora Journey podem ser resumidas nas seguintes ações:

  • dar a possibilidade de comparar performances de campanhas de vendas atuais com antigas;
  • oferecer lista de recomendação de clientes na base de dados que poderiam se beneficiar da mesma oferta de produto ou serviço;
  • criação de uma lista de leads (clientes em potencial) fora da base de dados da empresa;
  • base de dados com histórico detalhado de clientes específicos para fazer comparação de comportamento com outros similares;
  • aferição de dados geográficos e performances de engajamento de produtos ou serviços anteriores para embasar insights de como a oferta de novos produtos deve ser efetuada.

Sentiu a necessidade de uma gestão de dados eficiente com geração de insights para a sua empresa? Converse com um dos especialistas da Oncase para mais informações sobre a plataforma Scora Journey e descubra soluções inteligentes para a sua marca.

Esperamos que tenham gostado do conteúdo. Se quiser aprender mais sobre gestão de dados, inteligência artificial aplicada a negócios e muito mais, continue acompanhando o conteúdo do nosso blog. Até mais!

2 thoughts to “Como analisar dados de clientes de forma inteligente?”

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