O que é inteligência competitiva? Entenda como funciona!

O que é inteligência competitiva? Saiba tudo sobre o assunto
O que é inteligência competitiva? Saiba tudo sobre o assunto

Você sabe o que é inteligência competitiva? Em um cenário digital de constante volatilidade e com concorrência acirrada, é natural que o termo esteja seja já um clichê para qualquer empresa que deseja se destacar no mundo digital.

Afinal, inteligência competitiva é a capacidade estratégica de uma organização em selecionar informações pertinentes não só de seus concorrentes, mas também de seu segmento de mercado e público-alvo. 

Assim, proativamente, a empresa torna-se capaz de se antecipar às tendências e conseguir melhores resultados de vendas e retenção de clientes, além de um branding bem difundido.

Neste contexto, investir em inteligência de dados é fundamental para que a empresa esteja sempre embasada por informações alinhadas com seus objetivos estratégicos e que a posicionam à frente da concorrência.

Quer aprender um pouco mais sobre o que é inteligência competitiva? Pois leia este artigo até o fim. Vamos lá! 

O que é inteligência competitiva?

Como mencionado acima, entender o que é inteligência competitiva é fundamental para qualquer empresa que deseja se destacar nesse novo ecossistema de mercado inaugurado pela transformação digital.

Exercer uma inteligência competitiva sólida é se manter antenado em relação aos diversos sinais e informações agora disponíveis em redes e nuvens da Internet. 

Afinal, se antigamente as empresas utilizavam dados colhidos internamente à organização, hoje é possível por meio do big data dar conta de coletar e processar uma quantidade enorme de insumos externos disponíveis publicamente.

Se por um lado o ambiente de mercado é cada vez mais complexo e volátil, por outro, nunca tivemos tantas informações valiosas disponíveis sobre concorrentes, clientes e segmentos de mercado em geral para embasar planejamentos estratégicos.

Para se ter uma ideia, são cerca de 2,5 quintilhões de dados criados todos os dias e disponíveis em big data para acesso público, segundo pesquisa da BSA.

Dessa forma, investindo em uma ferramenta de análise de dados sofisticada, é possível utilizar essas informações a seu favor e assim adquirir insights valiosos para se destacar em comparação à concorrência.

Exemplos de inteligência competitiva

A melhor forma de entender o que é inteligência competitiva é por meio de exemplos práticos. Afinal, como o investimento na prática pode concretamente melhorar os resultados do seu empreendimento?

Ao coletar informações relevantes do seu segmento de mercado, é possível monitorar estratégias para ter feedbacks positivos ou negativos, conhecer melhor as demandas do público-alvo através da construção do mapa de jornada do cliente, entre outros vários insumos pertinentes.

  • Veja o vídeo da Oncase sobre a importância do mapa de jornada do cliente:

Portanto, sendo proativo na coleta e análise de dados importantes, sua empresa estará preparada para o crescimento e para responder às demandas de seu público e segmento com eficiência.

Alguns exemplos de inteligência competitiva bem ilustrativos são:

  • Capacidade de monitorar as estratégias do concorrentes e filtrar o que deu certo e errado para aprimorar seu planejamento de ação;
  • usar dados dos clientes para conhecê-los melhor, como também traçar perfis de consumo e comportamento. Essas informações são fundamentais para oferecer atendimento e ofertas pertinentes às necessidades dos clientes, além de orientar técnicas de pós-venda e upsell.
  • mensuração do impacto de suas próprias estratégias a partir de relatórios inteligentes ou métricas de customer success que orientem futuros processos de tomada de decisão
  • perceber tendências de mercado para poder se antecipar a elas.

Por que a inteligência competitiva é importante para a gestão de inovação?

Agora que você entendeu o que é inteligência competitiva, podemos assinalar algumas outras implicações importantes do investimento na prática. Uma das principais delas, sem dúvidas nenhuma, é a possibilidade de incremento na gestão de inovação do seu negócio.

Afinal, o raciocínio é bem simples: quanto mais sua empresa tem acesso a informações e insights relevantes, seja sobre tendências de mercado ou necessidades dos clientes, mais ela está informada sobre os rumos a seguir para inovar cada vez mais e ganhar espaço em relação à concorrência.

Assim, em qualquer contexto de mercado competitivo, quem encontra brechas para inovar e trazer novas soluções impactantes para seu público alvo, destaca-se ainda mais como uma autoridade no seu segmento e transforma-se em um verdadeiro chamariz de novos clientes.

Neste contexto, é essencial que as empresas invistam em uma cultura data driven em suas organizações. Dessa forma, é possível sugar o máximo possível a diversidade de informações relevantes que estão disponíveis publicamente e torná-las em ativos de crescimento e orientadores de tomadas de decisão.

Como implementar inteligência competitiva nas empresas?

Você já entendeu o que é inteligência competitiva e o próximo passo é implementar na sua empresa. Hoje em dia, existem tanto plataformas sofisticadas e inteligentes de análise de dados como o Scora Journey, assim como consultorias especializadas que podem te ajudar no processo.

A consultoria Oncase Labs é especializada em soluções de cocriação e desenvolvimento de produtos analíticos, sistemas de predição ou prescrição sob medida. Por meio de uma implementação em 4 fases, prosseguida por atendimento contínuo, a consultoria estabelecerá indicadores que auxiliam os gestores a otimizar processos e a seguir práticas baseadas em dados relevantes.

O Oncase Labs atua na construção de métricas para acompanhamento dos produtos e práticas implementadas, além de estabelecimento de co-governança da cultura data-driven junto ao cliente e apoio contínuo.

Entre as principais funcionalidades da consultoria no intuito de diminuir custos estão:

  • a previsibilidade de churn (a métrica que define o quanto uma empresa perdeu de receitas ou clientes);
  • monitoramento e análise de concorrentes;
  • previsão de demanda;
  • otimização de estoque;
  • efetividade de rota;
  • manutenção preditiva;
  • projeção financeira;
  • escoreamento para crédito;

O data science, dessa forma, atua para gerar insights inteligentes e mais assertivos, ajudando todo tipo de empresa, inclusive organizações com grande número de clientes e informações para lidar, como é o caso de empresas do segmento financeiro — cooperativas de crédito, seguradoras, etc.

Portanto, a Oncase Labs entrega inteligência competitiva para salvaguardar seu negócio de todas as variáveis possíveis e te orientar ao crescimento em seu segmento de mercado.

Quer se aprofundar mais no assunto e assim melhorar os indicadores de venda? Converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.Gostou do conteúdo? Esperamos ter esclarecido todos os pontos sobre o que é inteligência competitiva. Se quiser ler mais conteúdos sobre vendas e análise de dados no mundo digital, fique de olho no nosso blog! Boas vendas!

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *