7 passos para implementar um processo de transformação digital em qualquer negócio

6 minutos para ler

Você já conseguiu iniciar a implementação de um processo de transformação digital na sua empresa? Esse é um desafio vivido por muitos empresários brasileiros, que reconhecem a importância da transformação digital mas não conseguem realizar as mudanças necessárias dentro de seus negócios.

A explicação para essa dificuldade é muito simples: implementar um processo de transformação digital é muito semelhante a redesenhar e reconstruir um avião durante o voo. Ou seja, a sua empresa precisa continuar em funcionamento enquanto são modificados diversos processos, rotinas e ferramentas.

Porém, por mais difícil que seja colocar isso em prática, acompanhar a tendência da transformação digital é muito importante para se manter no mercado. A era digital já chegou nas grandes empresas brasileiras e apenas as organizações que se atualizarem conseguirão seguir as novas tendências. Trata-se de uma forte mudança nos paradigmas e nos modelos de negócio.

Para ajudá-lo a lidar com todas essas novidades, preparamos um passo a passo para implementar um processo de transformação digital no seu negócio. Confira.

7 passos para implementar um processo de transformação digital

Implementar um processo de transformação digital é uma tarefa de alta complexidade, mas os benefícios que a sua empresa pode aproveitar certamente valem o esforço. Além disso, seguindo as recomendações corretas você tem totais condições de aplicar a transformação digital sem maiores complicações.

Veja os 7 passos para implementar um processo de transformação digital:

1. Defina sua direção estratégica

Muitas organizações sofrem com a falta de orientação e foco. Mas como você define sua estratégia de maneira fácil de entender? E como você avalia sua viabilidade? Essa é a primeira barreira que deve ser ultrapassada para implementar um processo de transformação digital.

Por isso, você pode começar esse processo definindo uma direção estratégica. Ou seja, registrar de forma clara quais são os objetivos buscados e as metodologias que serão usadas para alcançar os resultados esperados.

2. Estabeleça o novo processo empresarial

A transformação digital passa diretamente pela redefinição dos processos de negócios existentes. Na prática, isso pode representar mudanças nas operações inteiras ou algo muito específico – como otimizar o mecanismo de feedback do cliente.

Entretanto, mudar processos que vêm funcionando muito bem ao longo dos anos pode se tornar um grande desafio. Esse é o problema fundamental da transformação digital que exige que você assuma riscos calculados. Será preciso analisar os mercados e os dados internos da empresa para descobrir os processos que têm um escopo para otimização.

3. Identifique as principais tecnologias

Apesar do grande destaque dado às ferramentas tecnológicas recentes, isso não significa que você precisará implementar todas elas em sua empresa. A escolha da tecnologia depende do processo que você está tentando otimizar.

A tecnologia, na verdade, deve ser encarada como um meio para apoiar sua ideia. Em vez de se sobrecarregar com as tecnologias modernas e tentar implementar todas elas em seus processos de negócios atuais, você deve colocar o foco em encontrar as tecnologias que se ajustem corretamente aos seus objetivos de negócios e implementá-los de forma eficaz.

4. Busque os talentos no mercado

Pessoas qualificadas e dinâmicas são fundamentais em um processo de transformação digital – afinal, você não conseguirá aplicar todas as mudanças sozinho. Sem especialistas qualificados em TI, será difícil implementar tecnologias inovadoras.

Por essa razão, é recomendável procurar pelos talentos disponíveis no mercado para ajudá-lo. Em alguns casos, você pode optar pela terceirização do trabalho de capacitação para empresas de TI que são especializadas na tecnologia na qual você está tentando trabalhar. O benefício dessa abordagem é que você economizará as despesas de recrutamento e treinamento e poderá mudar de uma estratégia para outra.

5. Alinhe a cultura da organização

As mudanças causadas pela transformação digital vão muito além da modificação de alguns processos internos e da introdução de novas ferramentas. É necessário modificar toda a cultura da organização e voltar o modelo de negócio praticado para a era digital.

Depois de definir uma estratégia para implementar um processo de transformação digital, você precisa garantir que todos entendam a nova direção e atuem de acordo. Isso requer fornecer informações claras e úteis sobre a estratégia e seus impactos para todos na organização em seu próprio nível de detalhamento.

6. Defina um roteiro para implementação

Agora que você sabe o que precisa fazer, é hora de definir o roteiro para execução. Toda a implementação deve ser feita em fases. De preferência, você pode testar sua hipótese em pequena escala antes de aplicar no restante da organização. Para garantir o desenvolvimento das etapas, você pode definir pequenos objetivos que devem ser conquistados em cada uma das fases de execução.

7. Determine seus KPIs

A implementação de um processo de transformação digital estaria incompleto sem a definição de um objetivo, certo?  Para medir a eficácia do seu plano, você precisará configurar alguns indicadores chave de desempenho (KPIs). Essas métricas demonstrarão a eficácia do plano e também orientarão a futura tomada de decisão.

Para colocar isso em prática, você precisará definir metas inteligentes que sejam claras, viáveis e mensuráveis – incluindo essas metas no cronograma para implementação do projeto. Essas são as metas que guiarão e otimizarão toda a execução, garantindo que a equipe não perca o foco.

Você está pronto para transformar o seu negócio?

Ao longo deste artigo abordamos os principais passos para implementar um processo digital em qualquer negócio. Porém, a base para que tudo isso realmente seja colocado em prática está na motivação dos empresários para atualizar seus modelos de negócio e aproveitar todas as oportunidades do mercado.

Quando existe uma consciência sobre a importância da transformação digital, todo o processo se torna mais simples e intuitivo. Além disso, você ainda tem a possibilidade de buscar o auxílio de empresas especializadas em aplicar metodologias para promover essas transformações dentro do seu negócio.

Você está pronto para transformar o seu negócio? Então conheça a nossa solução de Agile Analytics, Oncase labs – uma solução que ajuda a transformar seus dados em oportunidades de negócio!

Posts relacionados