Escolha uma Página

Mais que um blog, uma fonte de insights.

Receba gratuitamente as atualizações em primeira mão!

Fique tranquilo, jamais divulgaremos seu e-mail!

Leia e descubra os 5 livros sobre análise de dados que você deve ter na sua estante!

Os empresários mais atualizados sobre transformação digital já reconhecem que as suas empresas precisam se tornar cada vez mais data driven.

Esse recurso diz respeito ao correto tratamento e aproveitamento das informações que uma análise de dados pode oferecer para a tomada de decisão, como já falamos aqui em outras publicações.

No entanto, é fato que ainda existe uma dificuldade para implantar essa cultura de análise de dados nas empresas, seja por falta de recursos, conhecimento técnico ou até mesmo a falta de uma cultura empresarial voltada para o gerenciamento dessas informações.

Mas, a análise de dados sempre foi, e continuará sendo, fundamental para que grandes líderes errem menos em suas estratégias, visto que os dados permitem evidenciar elementos que auxiliam no direcionamento estratégico das ações, a fim de diminuir os erros e, consequentemente, os riscos.

Para ajudar você, separamos 5 livros sobre análise de dados para começar a ler hoje. Acompanhe!

Os livros sobre análise de dados indispensáveis para qualquer CEO

1. How to measure anything

O livro revela aos leitores como se informar para tomar decisões de negócios menos arriscadas e mais lucrativas, usando a análise de dados.  A publicação traz novas metodologias sobre a medição do Retorno Sobre Investimento (ROI), revelando como ele pode ser aplicado a uma variedade de áreas, como gerenciamento de risco e satisfação do cliente.

Escrito pelo reconhecido especialista Douglas Hubbard, criador da Applied Information Economics, How to measure anything ilustra como o autor usou sua abordagem em vários setores e como qualquer problema, não importa quão difícil, mal definido ou incerto, pode ser mensurado utilizando métodos comprovados.

2. Creating a Data Driven Organization

Este livro revela de forma prática como a verdadeira orientação para a análise de dados requer processos estruturados e que exigem das empresas um comprometimento real e constante de toda a equipe, partindo dos analistas até chegar à diretoria.

Utilizando exemplos e entrevistas feitas com cientistas de dados e líderes de análise de informação nos mais variados nichos de mercado, o autor Carl Anderson ensina o conceito de cadeia de valor analítico, primordial e necessário para que seja possível adotar e criar modelos preditivos de negócios – da coleta e análise de dados aos insights e liderança que impulsionam ações concretas.

Com exemplos práticos, o autor orienta o leitor sobre o que funciona e o que não funciona quando o assunto é análise de dados. Além disso, também discorre sobre os motivos para criar uma cultura baseada em dados na sua organização.

3. Competing on Analytics: the new science of winning

Neste livro os autores Thomas H. Davenport e Jeanne G. Harris defendem que a análise de dados mudou de forma drástica a tomada de decisão nas empresas.

Organizações de alto desempenho já começaram a construir suas estratégias competitivas em torno de ideias orientadas para essas análises que, por sua vez, tem elevado o resultado das organizações.

Para tanto, usam os dados para identificar clientes mais lucrativos e oferecer a eles o preço mais competitivo, para acelerar a inovação de produtos, melhorar as cadeias de suprimento e identificar os verdadeiros impulsionadores do desempenho financeiro.

Os autores usam uma série e exemplos para ilustrar e elucidar o leitor sobre a importância da análise de dados nas organizações.

4. The Chief Data Officer’s Playbook

O livro oferece uma reflexão prática, direta e envolvente da função do Chief Data Officer (CDO), seu lugar e importância dentro das empresas.

No exemplar vamos descobrir que o Chief Data Officer é uma função relativamente nova e em crescimento. E ainda, que as organizações estão descobrindo que ajustes serão necessários nas funções dentro delas, principalmente quando a questão é a alta gestão.

De forma inédita, o exemplar reúne pontos de vista, opiniões e experiência dos profissionais, oferecendo um guia para todos aqueles que desejam compreender o panorama atual (e possível futuro) do CDO. O conteúdo ainda discute os motivos pelos quais qualquer organização precisa de um CDO.

A publicação reúne importantes ideias para os CDOs que almejam entender melhor a sua posição, para os aspirantes à função e para os analistas de dados que buscam crescimento na carreira.

5. Data Smart: using data Science to transform information into insight

O livro traz a nova realidade do mercado para vender mais, a partir da análise de dados. O autor, John W. Foreman, revela que as informações coletadas, aparentemente, podem parecer sem sentido, mas que podem ser transformados em importantes estatísticas para impulsionar decisões de negócios inteligentes.

Foreman defende que não é preciso contratar um “cientista de dados”, para extrair informações relevantes para o seu negócio. Ele ensina que a ciência de dados é pouco mais do que usar etapas diretas para processar informações brutas em insights acionáveis.

Na publicação, Foreman ainda releva como isso é feito dentro do ambiente familiar de uma planilha. O livro é uma conversa sobre como aprender as técnicas analíticas, a matemática e a magia por trás do big data. Cada capítulo revela uma técnica diferente, para que você possa acompanhar e analisar os dados do seu negócio, usando planilhas.

Seja data driven com esses livros sobre análise de dados!

Ao adicionar esses livros sobre análise de dados na sua lista de leitura, você terá em mente que o data driven torna possível que as empresas errem menos em suas estratégias.

Isso porque, a partir da análise de informações, são oferecidos elementos concretos para amparar a tomada de decisão, com real noção de tempo, direção e esforços necessários para que as estratégias atinjam os resultados esperados.

Será que a sua empresa é madura o suficiente em relação ao uso de dados nas tomadas de decisão? Descubra respondendo o nosso teste!

Head de Marketing at Oncase | lucas.franca@oncase.com.br