Pentaho Enterprise ou Community, qual a versão ideal para a sua empresa?

Se você chegou até aqui, imagino que já tenha ouvido falar sobre a plataforma Pentaho, não é? Caso não, vamos te dar uma breve esclarecida!

A plataforma Pentaho é uma suíte completa de Business Intelligence que atende projetos de dados de ponta a ponta, desde a integração até análise dos dados. Tudo isso, sem interromper nenhuma arquitetura existente.

Com o Pentaho, você pode trabalhar com quaisquer tipos de dados, sejam eles estruturados, semi-estruturados ou não estruturado. Além disso, permite uma escalabilidade imediata para soluções em Big Data, o que resulta numa redução de esforço e de custos para sua empresa.

É muito comum gestores terem dúvidas sobre qual edição do Pentaho atende melhor suas necessidades, mas isso não precisa ser difícil! Deve ser uma decisão informada, tomada com base em todos os fatos disponíveis sobre as plataformas Pentaho CE (Community Edition) e EE (Enterprise Edition).

Para te ajudar nessa decisão, fizemos um breve resumo das duas versões da Plataforma.

 

Visão geral da Pentaho Community

O software Pentaho CE é de código aberto e dinâmico, além de ter seus mecanismos centrais na plataforma, incluindo Kettle (ETL) e Mondrian (OLAP). Você pode fazer download do código-fonte e criar sua própria compilação, ou pode usar as principais versões de compilação da CE, geralmente lançadas duas vezes ao ano. 

A versão comunidade oferece recursos tais como segurança para usuários e funções, controle de versões, suporte ao Spark e ao AEL, o plugin R API e suporte ao Hadoop. Com a CE, também é possível usar as CTools do Pentaho, que são flexíveis e extensíveis, além de permitirem criar representações de dados visualmente úteis e relevantes.

Visão geral da Pentaho Enterprise

O software Pentaho EE é muito mais abrangente que a CE. Nele você não só contará com o suporte da Hitachi Vantara (fabricante oficial do Pentaho), como também receberá anualmente todas as atualizações de versões e patches. O Suporte ao Pentaho inclui desde correções de bug e aprimoramentos, como também solicitações de melhorias na segurança feitas pelo cliente. 

A Enterprise Edition contém todas as vantagens da Community Edition, mas também atende necessidades de reinicialização de tarefas, agendamento, balanceamento de carga, AES e Kerberos, JMS, Splunk, Weka, Mondrian, entre outros.

Na prática, como descubro qual é a melhor versão para minha empresa?

Determinar qual edição do Pentaho é a ideal para a sua organização pode ser uma simples questão de examinar as opções disponíveis em cada oferta e identificar qual atende melhor suas necessidades.

  • Relatórios interativos: na CE, há alguns recursos de geração de relatórios, contudo, a EE está um passo à frente por oferecer a capacidade de criar relatórios rapidamente, incluindo visualizações e observações. Os relatórios interativos, os relatórios de auditoria (pelo Operations Mart) e a ferramenta de migração da EE fazem muita diferença, caso você precise com frequência criar ou alterar relatórios de última hora;
  • Analyzer: o Pentaho Analyzer é outro recurso da EE que a CE não tem. O Analyzer permite detalhar e analisar dados, visualizá-los e filtrá-los por meio de mapeamento e grades de calor, bem como muitos outros métodos. Com o Analyzer, você tem mais recursos de detecção de dados e análise disponíveis;
  • Dashboard Designer: este recurso está disponível na EE e permite usar os relatórios do Analyzer, entre outros, para criar uma visão geral de todos os dados relevantes que esteja buscando. Com o Dashboard Designer, é possível criar um painel simples de navegar e alterar e fácil de ler e interpretar;
  • Mobile Edition: disponível somente para a EE. Se sua organização conta com uma força de trabalho móvel, que viaja com frequência, trabalha remotamente ou, por algum motivo, não trabalha dentro da empresa, uma maneira móvel de interpretar e manipular os dados pode ser muito útil. Com a Mobile Edition, é possível usar todos os recursos da plataforma, em vez de apenas fazer download e ler relatórios estáticos;
  • Big Data: a EE vai além da CE também no que se refere ao big data, com ferramentas como Visual MapReduce, Instaview, entre outras, que permitem gerenciar e interpretar dados a partir de uma análise global, da maneira como as empresas em crescimento necessitam.

Conclusão

Bom, como você viu até agora, na prática não existe uma versão melhor do que a outra e sim a que se enquadra melhor de acordo com as necessidades da sua empresa.

E aí, ficou com alguma dúvida? Quer conhecer mais a fundo cada versão e tirar todas suas dúvidas? Entre em contato com a gente! Em apenas 10 minutos de conversa podemos entender o seu cenário atual e te dar sugestões personalizadas, sem custo algum!

 

Mariana Sales
Consultora de Novos Negócios at |