Certificaçao Pentaho sob a batuta da HDS

Acabo de sair da sala de prova para o exame de certificação Pentaho, que agora é auditado pela Prometric e leva o selo de Hitachi Data Systems Certified Specialist – Pentaho Business Analytics implementation.

Eu já havia passado por dois outros exames. Um em 2011 e outro recentemente em 2014. O primeiro era composto por uma prova apenas, que certificava o aprovado como “Certified Pentaho BI Platform Consultant” e a última, dividida em duas provas, cada uma com um selo: “Certified Pentaho Data Integration Consultant” e “Certified Pentaho Solutions Consultant”.

Quem já detinha certificados, deve ter recebido – como foi o meu caso – um e-mail da Pentaho, anunciando um redesign do exame e dos certificados, consequência da compra da Empresa pela Hitachi Data Systems.

O exame e os certificados resultantes do modelo antigo de prova, foram descontinuados e terão validade apenas até o final de 2016 – nem cito aí os exames feitos há muito tempo.

A Pentaho também renovou a sua página que dá informações para quem quer percorrer esse caminho. Lá eles indicam cursos e material didático para consumo de quem quer se preparar.

Certificação Pentaho?

A todos os que me perguntavam, no passado, curiosos sobre a valia desse certificado, aí vai.

Sem me alongar sobre a velha discussão de utiliade de um certificado, a minha opinião:

Não ter certificado em uma tecnologia, definitivamente não quer dizer que você não a domine. Mas ter, indica que não só você domina aspectos chaves, que o fabricante considera relevantes, mas também que você se preocupa com a renovação e acreditação dos seus conhecimentos.

A prova

Os assuntos da prova – 90 minutos, 60 questoes – são divididos entre os assuntos:

  • Installation
  • Pentaho User Console
  • Reporting
  • Modeling
  • Pentaho Data Integration
  • Administration

Inclua-se aí muita coisa – algumas bem específicas – sobre Analyzer, Pentaho Interactive Reporting, Dashboard Designer e Data Integration Server. Sim, todos estes estão presentes apenas na versão Enterprise.

Não, só porque você só usa Community isso não quer dizer que você não deva saber o que se passa no mundo EE. É saudável conhecer as novidades, porque saber usá-las vai te deixar sempre em vantagem. Não me refiro somente ao ecossistema Pentaho.

Ainda são abordados na prova, assuntos como modelagem dimensional e especialidades de persistência de dados. Isso é muito positivo, pois reforça conceitos imoprtantes que não só de ferramenta.

Marcello, que material eu devo estudar?

Os assuntos que caem na prova, o nível e o tipo das perguntas são muito abrangentes.

Digo enfaticamente que, para se fazer uma boa prova, não bastam cursos, embora alguns treinamentos lhe dêem uma base muito boa pra resolver boa parte das questões – talvez você até passe, estudando só por cursos. Experiência em projetos é fundamental.

Há, certamente, quesitos bem fáceis, que tão ali pra não lhe fazerem achar que você vai tirar ZERO.

Boa parte de outros, vão fazer você arrancar os cabelos de tanta incerteza. Digo isso não por serem conceitualmente difíceis, mas há algumas questões com pegadinhas e apreço forte pela definição e por detalhes do enunciado.

Enquanto fazia a prova hoje, lembrei muito dos alunos de um curso (Business Intelligence com Pentaho CE) que a Oncase – comigo como instrutor – está veiculando online, no formato on-demand, com mini-aulas gravadas e muuitos quizzes.

O que me vez lembrar desses estimados estudantes é que, o nível das questões que a gente lhes cobra no curso, através de quizzes, é muito parecido com o que cai na prova de certificação.

Inclusive alguns dos quesitos que a gente cobra no curso, perguntam às vezes a mesma coisa, mas de forma diferente. Foi impressionante.

Então, você que tá lendo esse artigo e quer fazer a prova, se for um dos que está fazendo esse curso conosco – ou fez também o Pentaho – Instalação e Configuraçao CE, que é gratuito, aí vai o meu recado:

Aproveite as centenas de questões dos nossos quizzes, porque isso sem dúvida alguma vai lhe preparar para o exame da HDS.

Futuro?

Todo exame de certificação tem de ser renovado de tempos em tempos. Com esse não é diferente, já que tem validade de 3 anos.

Porém, além desse selo, seria interessante se houvessem outras especialidades cobertas por provas como essa – dentro do ecossistema Pentaho.

Ah, sim! Depois de passar um sufoco e quase não chegar no local de prova a tempo, porque o escritório da aplicadora tinha mudado de lugar, eu terminei fazendo uma boa prova e ganhando nota suficiente para “passar” no teste.

Marcello Pontes
Analytics Architect & Front-ender at Oncase |